Pastor esclarece a verdadeira missão de uma Sociedade Bíblica

Pastor esclarece a verdadeira missão de uma Sociedade Bíblica

Atualizado: Segunda-feira, 8 Agosto de 2011 as 10:37

O consultor de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil e também doutor na área de Novo Testamento, Vilson Scholz explanou em recente artigo publicado no Christian Post a verdadeira missão de uma sociedade bíblica.

  Segundo ele a primeira grande sociedade bíblica do mundo foi fundada em 1804, na Inglaterrae mesmo após duzentos anos essa Sociedade Bíblica, chamada de Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, continua firme e forte, sendo uma líder dentro das Sociedades Bíblicas Unidas. " Por muito tempo ela imprimiu também a Bíblia em português. Na verdade, as primeiras Bíblias e os primeiros Novos Testamentos distribuídos no Brasil foram impressos pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. Pois esta Sociedade Bíblica Britânica surgiu por causa de uma menina e sua história. A menina se chamava Mary Jones. é uma história verdadeira. E a cópia da Bíblia que aparece nesta história ainda existe. " escreveu ele.  

Victor relatou também a história de Mary Jones: "Mary Jones morava no País de Gales e sempre quis ter uma Bíblia. Naquele tempo, começo do século 19, Bíblias eram difíceis de encontrar e custavam caro. Durante anos, Mary Jones foi juntando dinheiro e, quando fez 15 anos, chegou à conclusão de que suas economias já davam para comprar uma Bíblia. Ela viajou uns 30 quilômetros, até uma cidade vizinha, onde um pastor tinha Bíblias para vender. Quando lá chegou, soube do pastor que todas as cópias que ele tinha em casa já haviam sido vendidas ou prometidas a outras pessoas. Mary Jones ficou muito triste e pediu licença para contar a sua história. No final, o pastor, que se chamava Thomas Charles, comovido, decidiu que uma daquelas Bíblias tinha de ser daquela moça. Foi o que ele fez. Mas o pastor fez mais. Falou com outras pessoas, dizendo que uma história daquelas não poderia se repetir. Assim, alguns meses depois, um grupo de umas 400 pessoas se reuniu em Londres e organizou uma sociedade com a finalidade de traduzir, imprimir e distribuir a Bíblia naquele país. Mas, durante a reunião, alguém se levantou e perguntou: “Se vamos fazer Bíblias para o nosso país, por que não para o mundo todo?” A proposta foi aceita e, em março de 1804, foi fundada, em Londres, a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. Com que finalidade? Com a finalidade de distribuir a Bíblia para o mundo todo, numa linguagem que as pessoas podem entender, e a um preço que conseguem pagar" .

No Brasil a Sociedade Bíblica foi fundada em 1948 e é fruto do trabalho de outras Sociedades Bíblicas mais antigas. Entre elas está essa Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. A Sociedade Bíblica do Brasil tem a mesma finalidade das demais Sociedades Bíblicas: tornar a Bíblia acessível a todas as pessoas, numa linguagem compreensível, e a um preço que se pode pagar. " Na prática isto significa o seguinte: Hoje, não deveria ser difícil conseguir comprar uma Bíblia. Com uma distribuição anual de perto de 6 milhões de exemplares, a Sociedade Bíblica do Brasil (junto com outras agências de distribuição) está fazendo com que a Bíblia chegue cada vez mais perto das pessoas. No entanto, em lugares mais remotos, a Bíblia chega com muita dificuldade. Além de disponibilizar a Bíblia, a Sociedade Bíblica tem por missão oferecer às pessoas uma Bíblia fácil de entender. Isto significa: em português, e em português fácil. é o caso, por exemplo, da Nova Tradução na Linguagem de Hoje" disse.

Quanto ao objetivo da Sociedade Victor diz: " E tem mais um aspecto relacionado com a missão de uma sociedade bíblica: a questão do custo. Uma Bíblia, desde o início do movimento de Sociedades Bíblicas e, particularmente, em nossos dias, não deve custar o olho da cara. Existem, é claro, Bíblias mais caras, como as edições de luxo e as Bíblias de Estudo. Mas uma Bíblia boa e bonita, seja da tradução de Almeida ou da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, não deveria custar mais do que um bom livro em geral custa. Portanto, Bíblias a preços acessíveis, em linguagem fácil de entender, para todas as pessoas – esta é a missão maior de uma Sociedade Bíblica, e também da Sociedade Bíblica do Brasil" finalizou.

Por Pollyanna Mattos

Com informações do Christian Post

veja também