Pastor mostra 4 formas de enxergar as perspectivas de Deus para o próximo ano

O pastor Joel Engel fala sobre os 4 presentes de Deus, em mensagem às pessoas que buscam novos começos.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quinta-feira, 17 de dezembro de 2020 às 19:20
O pastor Joel Engel incentiva aqueles que buscam novos começos. (Foto: Getty Images)
O pastor Joel Engel incentiva aqueles que buscam novos começos. (Foto: Getty Images)

Com a chegada do ano de 2021, o pastor Joel Engel apresentou algumas perspectivas para aqueles que buscam novos começos em Deus. “A crise não dura para sempre”, disse ele em culto transmitido na terça-feira (15) pelo Ministério Engel.

“O Senhor vai estar conosco e vai nos pegar pela mão. Deus não vai nos deixar até que se cumpra o propósito para as nossas vidas”, lembrou o pastor, tendo como referência a promessa que Deus fez a Jacó em Gênesis 28:15: “Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

“Essa foi a palavra deixada para Jacó. A partir daquele momento, a vida dele passou a ter um propósito. Ele não estava vivo apenas para formar uma família ou conquistar bens. Ele estava vivo por uma missão”, explica Engel.

No entanto, para viver o propósito, Jacó teve que passar por um longo processo — assim como acontece em nossas vidas. Engel explica que esse processo passa por quatro fases, que podem ser comparadas às figuras dos quatro seres viventes do livro de Ezequiel: boi, leão, homem e águia.

“A fase do boi é a fase do começo, onde trabalhamos muito e ganhamos pouco, assim como aconteceu nos primeiros sete anos com Jacó”, explica Engel. “Mas é importante que você saiba que sua vida não termina nessa fase”.

“Na fase do leão, você entra em guerras, mas vence e conquista território. É nessa fase que você se estabelece, se casa e tem filhos”, Engel continua. “Já na fase do homem, você administra aquilo que Deus te deu. E na fase da águia, Deus se move a seu favor — você fica parado e as coisas vêm ao seu encontro”.

Para aqueles que estão começando do zero, o pastor deixa um lembrete: “Tenha a certeza que Deus tem algo melhor para você”. Por isso, Engel elenca 4 presentes de Deus que são deixados como tesouros para o homem:

Saúde

“Se você tem saúde, você está rico”, destaca o pastor. “Com saúde você pode recomeçar, é muito importante que a gente valorize isso. Jesus disse: ‘que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?’ Jesus está dizendo que a maior riqueza não é conquistar bens, a maior riqueza está na sua integridade. A proteção para a riqueza física é a primeira coisa que Jacó pede a Deus: ‘Se Deus estiver comigo e cuidar de mim nesta viagem’ (Gênesis 28:20)”.

Relacionamentos

De acordo com Engel, os sábios israelitas dizem que um homem solteiro não pode ter uma revelação completa da Shekinah de Deus. “O casamento é algo sagrado, o homem não é completo enquanto não é casado”, explica. “Jacó deu tanto valor por sua esposa que trabalhou sete anos por ela. Isso nos deixa uma grande lição: valorize as pessoas que Deus te deu”, disse.

O conselho de Engel serve não apenas para o contexto do casamento, mas também dos filhos e amizades. “Não tem preço ter um amigo que ora por você”, comenta.

Honra

“Deus deu ao homem uma capacidade de gerar e se reinventar. Ele deu uma habilidade de trabalhar e administrar. E junto com essas coisas materiais, existe algo que é chamado honra”, afirma. “Honra é quando podemos andar de cabeça erguida em meio às pessoas, ser respeitado na sociedade. Um homem honrado trabalha para sustentar sua família, mesmo com todas as dificuldades, e recebe de Deus a capacidade para começar de novo”.

Vida com Deus

“Esse tesouro é adquirido com a soma dos três primeiros. Você trabalha para Deus, serve a Deus com sua família, é fiel a Deus nas coisas materiais. Então você adquire o quarto tesouro, que para mim é o mais importante”, avalia o pastor.

Engel explica que, quando temos uma vida de santidade e busca a Deus, temos “um crédito tão grande com Deus que podemos pedir o que quisermos”.

Por outro lado, Engel alerta sobre uma batalha espiritual que tenta roubar as riquezas dadas por Deus. “Todas essas riquezas estão conectadas e existe um inimigo que tenta roubá-las”, avisa. “O inimigo vem para matar, roubar e destruir. O inimigo vem para saquear as casas, para tirar os bens, tirar a saúde, destruir a família, destruir seu nome, e tirar a presença de Deus. Esse inimigo é invisível, mas é real. Devemos fazer uma leitura quando as coisas começam a dar errado em nossa vida”.

Assista a pregação completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições