Pastor Nivaldo Araújo testemunha sobre a visão celular

Pastor Nivaldo Araújo testemunha sobre a visão celular

Atualizado: Segunda-feira, 18 Agosto de 2008 as 12

da Redação

Hoje, nas igrejas evangélicas brasileiras, o fenômeno de crescimento numérico é, muitas vezes, atribuído à estratégia adotada por elas. Uma das visões que tem dados bons resultados é a Celular.

A Igreja em células trabalha com o discipulado, desde os membros mais novos,  até mesmo os pastores possuem e são discípulos. Cada pessoa deve liderar outras 12, e assim consegue-se a multiplicação da Igreja. Entretanto, antes de possuir sua própria célula, o individuo deve freqüentar um núcleo e passar pelos processos de Ganhar (o novo membro participa das reuniões celulares), Consolidar (vai para um retiro espirirual, denominado Encontro), Treinar (treinamento que recebe para liderar uma célula) e Enviar (a pessoa assume uma célula).

Durante o último café de Pastores da Visão Celular, na Comunidade Elshaddai, entrevistamos o Pastor Nivaldo, da Igreja Batista do Avivamento. Ele nos contou como essa visão transformou a igreja. O evento aconteceu na cidade de São Paulo no dia 7 de agosto.

A adoção

"Adotamos a visão celular no ano de 2003, como direção de Deus para o nosso ministério. Porque os anos passavam e a igreja não tinha um crescimento. Não sabia exatamente o que era, procurei aprofundar meus conhecimentos sobre o mover e o funcionamento das células. "Esse foi o período de análise, para posteriormente passar por outro período de implantação."

Os resultados

"Se no período, anterior a visão, a igreja estava estagnada, a história mudou completamente. A partir do momento que aderimos a visão celular, ficou evidente que funcionava. Tivemos a prova, em poucos meses, que a visão funcionava como uma estratégia para crescimento. Mas com o passar do tempo, comecei entender que a visão deveria ser encarada com discernimento espiritual e não somente como estratégia."

A recepção da Igreja

"Quando propus o trabalho em células, o nome 'células' trazia preocupação, pela a exposição da mídia sobre o assunto. Mas por causa do relacionamento de confiança que tínhamos, a Igreja compreendeu."

Requisitos

"O passo que seguimos foi o da cautela, não obrigamos, mas mostramos o que poderia ser feito e os resultados. É necessário, também, fazer um período de transição da igreja convencional para a celular e possuir uma boa orientação para que não haja um choque com a mudança, ou até mesmo a perda de um membro ."

Discipuladores são discípulos

"Após o conhecimento teórico, aprendi que para obter êxito na visão não poderia pensar apenas em ter discípulos, mas em ser discípulo, foi aí que conheci o Apóstolo Fábio Abud e me tornei um discípulo dele. Para um pastor, realmente, é uma quebra de paradigma, porque ele aprende a governar, mas às vezes não sabe ser discípulo. Esse é um grande desafio que vejo na visão."

Sugestão aos pastores

"Conheça a visão, venha ao café de pastores, conheça os testemunhos e as igrejas. Quem vier vai concluir que vale a pena viver o que estamos vivendo e cumprir o chamado de Cristo, que é 'Ide a fazei discípulos'.

veja também