Pastores de Embu das Artes - SP visitam obras da cidade

Pastores de Embu das Artes - SP visitam obras da cidade

Atualizado: Quinta-feira, 12 Maio de 2011 as 9:40

Mais de 20 pastores, de diversas denominações evangélicas, acompanharam na segunda-feira, 2/5, o prefeito Chico Brito, e o vice-prefeito Natinha, em visita a algumas obras importantes que ocorrem em Embu das Artes, que são resultados de investimentos feitos pelo governo municipal em diversos setores fundamentais para a cidade como educação, saúde e esportes, além de melhora da infra-estrutura urbana.

A primeira parada é na nova Escola Municipal Delphina cuja obra está na fase final de acabamento. O novo prédio nem de longe lembra aquele conjunto de casas que serviam como salas de aula. Agora a escola contará com 18 salas de aula, pátios amplos que poderão ser usados como espaços de convivência e também de exposições de arte, além biblioteca, salas multiuso e laboratório de ciências.

Ainda no mês de maio será concluída a obra para que em junho seja equipada e mobiliada para que ao final das férias de julho as crianças já voltem para a nova escola. Ao todo foram dez meses de trabalho entre a demolição do antigo prédio e construção do novo. “Nós fizemos uma projeção para os próximos 15 anos”, destacou Chico Brito.

Em seguida, os pastores foram conhecer o futuro Centro Cultural Santo Eduardo. A obra está na fase de cobertura. O diferencial é o palco móvel onde poderão ser realizadas apresentações tanto na área coberta quanto na área externa formando um teatro de arena. Na parte interna, haverá capacidade para 125 pessoas e para 200, na área externa. O projeto inclui salas para oficinas e biblioteca.

Os pastores também puderam acompanhar as obras da futura creche do Santo Eduardo. Construída em um terreno de seis mil m², ela terá capacidade para atender 250 crianças com salas de informática e implantação de projeto pedagógico especial. Já foi concluída a fundação do prédio e levantadas as paredes está iniciando a laje.

Eles também puderam conferir dois grandes investimentos que melhorarão ainda mais o atendimento em saúde no município. O primeiro deles é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Santo Eduardo. As obras estão em estágio avançado e impressionou os visitantes pelo tamanho da estrutura que está sendo feita no local.

Outro equipamento é o Centro de Especialidades do Vazame que desafogará o Pronto Socorro do São Marcos, que hoje atende uma população de 50 mil pessoas, será também reformado e ampliado. A previsão é que a obra seja concluída em maio para que a Secretaria de Saúde possa equipar o prédio e fazer a contratação de servidores para inauguração em junho. O novo prédio foi projetado para que fosse aproveitado ao máximo a luz natural, gerando maior economia com energia elétrica, além de ser totalmente acessível a cadeirantes e portadores de deficiência.

Na sequência, seguiram para a Praça de Esportes do Independência que contará com quadra poliesportiva coberta e um campo de futebol com grama sintética. Haverá salas para realização de oficinas destinadas às Secretarias de Cultura e Esportes. Já foi concluída a pintura e está sendo feita a montagem da estrutura metálica da cobertura. Também foram às obras do Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim cuja primeira etapa, que consiste na infra-estrutura como restaurante e centro cultural, está prevista para ser entregue em fevereiro de 2012.

A caravana termina na obra de construção do Posto de Saúde do Silvia, Tome e Santa Luzia. Serão dois prédios, um com salas para exames e outro com consultórios proporcionando maior conforto e agilidade no atendimento à população. O projeto está sendo pensado fazendo uma projeção para os próximos 20 anos. Com a nova unidade, desafogará a UBS Centro, tendo em vista que ela atende a população daquela região. A previsão é que a obra seja concluída entre novembro e dezembro de 2011 e inaugurado em janeiro de 2012.

Por Júlio Marcondes

veja também