Pastores falam sobre como unir a teologia com a arte

Pastores falam sobre como unir a teologia com a arte

Atualizado: Segunda-feira, 4 Abril de 2011 as 10:15

A teologia revela-se mais formosa quando encarada como arte que abre caminho para Deus. Ela pode expressar-se pela poesia, o canto, a música. “Deus também se revela no lúdico, na dança, no riso”, disse o pastor batista Marcelino Basset, da Faculdade de Estudos Teológicos, ao falar para estudantes, professores, intelectuais e religiosos na XXV Cátedra George Casalis, desenvolvida nesta semana.

“Não podemos conceber um Deus estático, senão um Deus em eterno movimento”, afirmou Basset. O pastor David Álvarez, da Igreja Wesleyana, frisou que a teologia é expressão do espírito humano para poder corresponder ao espírito de Deus. Também a pregação é uma arte, porque envolve a palavra em metáforas e usa a teoria literária para comunicar a revelação divina, definiu.

A teologia não se manifesta apenas no rigor acadêmico, como muitos pensam, mas ela se expressa também por meio das diferentes manifestações artísticas, defendeu o pastor e teólogo Manuel Portocarrero, da Igreja Congregacional.

“Na música está Deus. A idéia de promover este encontro num mundo cada dia mais secularizado, violento e guerreiro, permite-nos expressar, de alguma maneira, nosso sentimento através da arte, porque Deus está no espírito humano e se manifesta, também, através da beleza de todo tipo de arte”, assegurou.

veja também