Pastores se unem para construir universidade cristã em Uganda

A inauguração oficial da Cornerstone University está prevista para dezembro de 2023.

Fonte: Guiame, com informações do UG Christian NewsAtualizado: quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023 às 17:11
Dr. Richmond Wandera, fundador e presidente da Rede de Discipulado de Pastores (PDN). (Foto: Reprodução/UG Christian News)
Dr. Richmond Wandera, fundador e presidente da Rede de Discipulado de Pastores (PDN). (Foto: Reprodução/UG Christian News)

Uma rede de pastores se uniu para dar início à construção de uma instituição de ensino superior cristã, em Uganda.

No sábado (18), a Rede de Discipulado de Pastores (PDN) anunciou o início das obras da Cornerstone University, cujo objetivo será “equipar líderes servidores críticos e criativos que empregarão uma cosmovisão cristã para a transformação da comunidade em todas as facetas da vida”.

O fundador e presidente da PDN, Dr. Richmond Wandera afirmou que ao satisfazer os requisitos do Conselho Nacional de Educação Superior, a universidade oferecerá uma abordagem inovadora à educação que combina o rigor acadêmico com os valores cristãos.

“Esta universidade está sendo criada para resolver um problema. Há uma crise acadêmica na Igreja e na sociedade africana hoje. A maioria dos pastores africanos não é treinada e os efeitos de seus ensinamentos e abuso de poder estão sendo sentidos na vida das pessoas”, disse Wandera em seu discurso.

Ele afirmou com insistência que a África necessita de um tipo de ensino superior novo e aprimorado, capaz de produzir indivíduos verdadeiramente transformados e qualificados.

A instituição ocupará um terreno de aproximadamente 132 mil quadrados em Kazinga, Bweyogerere, no distrito de Wakiso.

Crescer na fé

De acordo com a UG Christian News, a Cornerstone University oferecerá uma ampla gama de programas, incluindo teologia, estudos bíblicos, artes, ciências, negócios e educação.

Wandera ilustrou a necessidade de os pastores africanos obterem treinamento teológico usando o relacionamento de Paulo com Timóteo, escolhido pelo apóstolo conforme relata o capítulo 16 do livro de Atos.

O líder da PDN disse que o apóstolo Paulo escolheu Timóteo para acompanhar suas viagens missionárias com o objetivo de ajudá-lo a crescer em sua fé.

“Só quando você tem esse tipo de apoio é que pode chegar ao seu destino”, disse Wandera em seu discurso. “São coisas que eu sonhava fazer, mas não sabia como, até que Deus enviou homens e mulheres para me guiar nessa jornada. E é isso que eu acredito que esta universidade fará.”

Pastores e convidados chegam para a cerimônia da fundação da Cornerstone University em Kazinga. (Foto: Reprodução/UG Christian News)

“África é uma terra abençoada. Nós temos sabedoria aqui. Temos pessoas com um chamado nesta terra. Tudo o que eles precisam é de alguém para acompanhá-los. Para instruí-los no caminho de Deus e comissioná-los”, disse ele.

Base bíblica

Durante a cerimônia de inauguração da Cornerstone University, a juíza Margaret Mutonyi, da Suprema Corte, que foi convidada de honra, declarou que a universidade está sendo estabelecida “em um momento em que o mundo está se afastando do normal para o anormal, do natural para o antinatural, da Bíblia como verdade em mentiras.”

“Louvado seja Deus porque a Cornerstone University, que é baseada na pedra angular da nossa salvação, Jesus Cristo, será uma porta de entrada para o nosso futuro. Não houve um momento melhor do que agora para a abertura do terreno”, disse ela.

“Que o Deus Todo-Poderoso ... continue conosco, enquanto a Cornerstone University está sendo estabelecida”, discursou.

A inauguração oficial da Cornerstone University está prevista para dezembro de 2023.

Sobre a Rede de Discipulado de Pastores (PDN)

Estabelecida em 2008 como uma organização sem fins lucrativos registrada, a PDN tem como objetivo treinar e equipar pastores e suas esposas com habilidades essenciais para o ministério e para a vida.

A rede também se compromete a capacitar os pastores a liderar e ensinar suas congregações e promover o desenvolvimento pessoal.

Nos últimos 15 anos, a PDN capacitou mais de 4.800 pastores na África Oriental, oferecendo educação teológica por meio de facilitadores. Além disso, a organização tem fornecido recursos ministeriais de qualidade para líderes de igrejas africanas, acompanhado os pastores após o treinamento e construído redes em toda a região para promover a prestação de contas e a comunhão entre eles.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições