Paulistana adventista promove Concílio de Secretários de Igreja

Paulistana adventista promove Concílio de Secretários de Igreja

Atualizado: Quinta-feira, 31 Março de 2011 as 12:17

Nos dias 18 a 20 de março os secretários da associação paulistana participaram de um concílio no Centro de Treinamento. O evento contou com a participação do pastor Udolcy Zukowski, secretário da UCB – União Central Brasileira e, de Rodrigo Romaneli, suporte de informática da Divisão Sul Americana.

Para o pastor Zukowski, o mais importante do encontro de secretários foi o resumo de como é a atividade de secretaria. Ele ressalta que é função dele conservar os registros da igreja e ser um administrador. “Hoje não existe como o trabalho funcionar sem informatização. Também existe o desafio de fazer a movimentação de membros de uma forma ágil e com controle efetivo”.

Zukowski ainda lembra que a secretaria tem o desafio de trabalhar no resgate dos membros afastados. Para ele, será um trabalho fundamental no ano de 2011.

Rodrigo Romaneli passou instruções sobre informática aos secretários. Ele afirma que o objetivo foi romper o tabu de que a informática é um problema, uma coisa difícil. “Foi possível mostrar quão fácil é usar esse meio de comunicação. A tecnologia serve para facilitar o trabalho de atualização de membros e a informática ajuda no desenvolvimento das atividades da igreja”, diz o profissional.

Para a secretária da Igreja de Jardim Boa Vista, Janete Cibrioni, o processo atualmente está bem menos burocrático em virtude da informática. Membro da igreja há 22 anos, ela gosta muito de trabalhar na função e conhece todo mundo na igreja. Ela ressalta que o secretário deve saber o que está acontecendo com as pessoas que frequentam a igreja e deve se informar a respeito dos que estão fora.

O evento contou com a presença de alguns pastores, como José Cardoso, responsável pelo distrito de Vila Dirce. Para o ministro, a secretaria bem organizada ajuda o trabalho do pastor em diferentes áreas, potencializa os trabalhos da igreja e ajuda nos problemas de relacionamento. “Sinto que o treinamento trouxe muita capacitação e motivação para os secretários”, diz o pastor.

O pastor Paulo Korkischko – secretário da associação Paulistana – afirma que a secretaria demanda uma grande responsabilidade. Para ele, o secretário é um apoio especial, tanto para o pastor como para o ancião. “Nós ficamos muito felizes pela resposta que obtivemos dos secretários. Eles fizeram uma avaliação muito positiva do programa e tenho certeza que vai refletir em uma melhora muito grande no trabalho feito pelos secretários” disse o líder administrativo.  

veja também