Paulo, sua vida e sua presença ontem, hoje e sempre

Paulo, sua vida e sua presença ontem, hoje e sempre

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Uma alquimia infalível para produzir um livro singular: a união de líderes, pensadores evangélicos e teólogos, uma homenagem e os escritos do apóstolo das nações, o grande Paulo de Tarso.

Organizada por Lourenço S. Rega, esta obra é uma coletânea de estudos feitos por líderes renomados sobre a vida, a obra e os escritos do apóstolo Paulo. Cada página revela uma das facetas da vida fascinante desse homem que foi especialmente usado por Deus. Entre vários assuntos, analisa-se a Bíblia que Paulo utilizava, sua cristologia, sua eclesiologia, e sua visão sobre a doutrina da salvação.

O posicionamento do apóstolo sobre as mulheres - tópico que já rendeu muita polêmica - também faz parte das reflexões, assim como outros igualmente importantes: a relevância e contemporaneidade de Paulo, sua pregação, sua visão da história, seu pensamento sobre o futuro e a espiritualidade cristã, assunto recorrente nos escritos paulinos.

Diante de tantos artigos bem engendrados do ponto de visto bíblico e intelectual, o leitor certamente terá dificuldades em eleger o artigo que mais o agradou, assim como aconteceu com o dr. Russell Shedd, prefaciador desta obra marcante e única. Deleite-se sob a inspiração da paixão intensa que o apóstolo nutriu pelo Senhor e por sua Igreja. Sua vida e realizações nos ensinam que Jesus Cristo faz diferença naqueles que se entregam aos seus ternos cuidados. Apaixone-se também!

Ele era um ardoroso e ferrenho inimigo da fé cristã, até que um dia deparou-se com Jesus Cristo ressurreto. Daí em diante, sua vida não foi mais a mesma. Não fosse aquele encontro com Cristo, como disse Isaltino Coelho Filho, "Paulo teria sido mais um ilustre desconhecido na poeira dos tempos".

Aquele que disse com tanta paixão e fervor "Cristo é tudo" (Cl 3.11), sabia por experiência própria o que estava declarando. Ele viveu e morreu por Cristo. Aquele encontro maravilhoso deu novo sentido à sua vida.

Este livro é um tributo de respeito, honra e admiração por esse homem que foi marcado para sempre pela visão que teve de Jesus de Nazaré. A homenagem estende-se também ao pastor Irland de Azevedo, servo de Deus cujo prolífico ministério foi amplamente impactado pelos escritos paulinos. Dono de uma vasta formação cultural, ele é pastor-emérito da Primeira Igreja Batista de São Paulo, comunidade que pastoreou por 27 anos.

Inspirados pela influência perene do apóstolo e por tudo o que ele significa para a história da igreja e da teologia, os autores produziram reflexões bem elaboradas e que falam ao mesmo tempo à mente e ao coração, suplantando os limites das biografias comuns.

A relevância de Paulo, sua vida e presença ontem, hoje e sempre não está apenas no fato de trazer comentários da teologia paulina no campo da ética, do ministério pastoral e do âmbito doutrinário. Este livro se destaca entre as obras que tratam de interpretar e aplicar os ensinos de Paulo à vida da igreja e ao mundo contemporâneo, ao ratificar a atualidade e abrangência singular dos textos do apóstolo. Um verdadeiro marco na produção teológica brasileira.

Autor: Lourenço Rega

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições