Pedro foi Papa?

Pedro foi Papa?

Atualizado: Quarta-feira, 13 Fevereiro de 2013 as 8:32

 

vaticano
 
Teria sido Pedro, o apóstolo de Jesus Cristo, o sacerdote universal, o cabeça da igreja, a pedra fundamental sobre a qual a igreja está edificada, o sumo pontífice e vigário de Cristo na terra? 
 
O que a Bíblia diz a esse respeito? Pedro nunca foi papa nem o papa é sucessor de Pedro. Pedro nunca exerceu pontificado nem mesmo em Jerusalém. 
 
Pedro foi um pescador, transformado por Jesus em apóstolo. Tornou-se líder natural do grupo, muito embora tenha revelado suas constantes fraquezas, a ponto de negar a Jesus. Mas, Jesus não desistiu de Pedro. Restaurou-o e usou sua vida de forma poderosa.
 
O livro de Atos dedica praticamente seus doze primeiros capítulos para registrar o ministério de Pedro, assim como dedicada a segunda parte para destacar o ministério de Paulo. 
 
Pedro nunca se apresentou como o líder maior do grupo apostólico nem os demais apóstolos o consideraram como tal. Pedro se apresenta como um presbítero entre outros presbíteros e não acima dos deles. 
 
Também, a Bíblia desconhece a questão da sucessão apostólica. A igreja apostólica hoje não é aquela que está sob o papa, suposto sucessor de Pedro, mas aquela que segue a doutrina apostólica, conforme ensinada no Novo Testamento.
 
Não podemos ir além das Escrituras nem ficar aquém. Essa reflexão é importante, porque nossa fé precisa estar fundamentada na Palavra de Deus e não na tradição dos homens.
 
 
Hernandes Dias Lopes
 
 
 

veja também