A maioria dos telespectadores ao redor do mundo querem uma representação mais respeitosa da fé no cinema e na TV, e acreditam que Hollywood promove estereótipos negativos, segundo uma pesquisa recente.
O estudo global, conduzido pela HarrisX em parceria com a Faith and Media Initiative, entrevistou cerca de 10.000 consumidores de entretenimento em 11 países.
80% dos entrevistados afirmaram que desejam que as representações da fé sejam mais realistas e menos sensacionalistas nas produções cinematográficas.
Já 63% dos telespectadores disseram que sentem que a televisão e os filmes perpetuam estereótipos religiosos, não mostrando a diversidade da identidade religiosa que existe.
Mais da metade (59%) ainda afirmou que aprendeu sobre uma nova religião através do entretenimento, revelando o potencial de propagação da fé através do cinema e da TV.
Brooke Zaugg, diretora executiva da Faith & Media Initiative, destacou que existe uma demanda global por conteúdos religiosos autênticos.
“Esta pesquisa mostra que existe um mercado inexplorado na mídia de entretenimento”, disse ela, ao The Christian Post.
"Em todo o mundo, os consumidores procuram representações mais precisas da fé e da espiritualidade. Não se trata de criar conteúdo religioso, [mas] de adicionar fluência de fé e histórias diversas a todos os tipos de TV e filmes. Instamos a indústria do entretenimento a prestar atenção a esta enorme audiência global; não é apenas um bom negócio, mas também uma oportunidade inestimável para unificar as pessoas quando o mundo se sente cada vez mais dividido”.
Narrativas de Hollywood
O autor e pastor Voddie Baucham observou que Hollywood retrata os cristãos conforme a narrativa que quer promover.
“Existem certas versões do Cristianismo que são vistas como aceitáveis, do evangelho social, do banco de alimentos, do tipo ativista político liberal. Essas coisas sempre foram boas porque eliminam a ofensa do Evangelho. Uma vez que a ofensa do Evangelho está presente, então, estamos fora. Estes estereótipos ainda existem, e estes estereótipos falam muito sobre a forma como a cultura não só nos vê, mas também quer nos ver”, afirmou Baucham, em entrevista anterior ao The Christian Post.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições