Pesquisa traça perfil da assistência religiosa em Unidades Educacionais de Internação

Pesquisa traça perfil da assistência religiosa em Unidades Educacionais de Internação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

Mato Grosso do Sul tem 19 grupos religiosos atuando em todas as Unidades Educacionais de Internação (Uneis). Este foi um dos resultados da pesquisa realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por meio do Programa Escola de Conselhos (Preae/UFMS), com o governo federal e o Instituto de Estudos da Religião (Iser). A pesquisa apontou o andamento e a divisão de grupos religiosos atuando dentro das Uneis de quatro Estados: Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

A pesquisa foi realizada entre os meses de março e abril do ano passado, em oito unidades de internação, localizadas nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Trata-se de um relatório parcial apresentado ao Iser como parte da pesquisa nacional “Assistência Religiosa no Sistema Socioeducativa Brasileiro”, para analisar o cenário geral da prestação da assistência religiosa nas cinco regiões brasileiras, observando as dificuldades comuns e as especificidades regionais em oferecer a assistência religiosa aos adolescentes em conflito com a lei. 

Segundo o levantamento, 41 agentes atuam em todas as unidades dentro de algum grupo religioso. Atualmente três religiões desenvolvem assistência dentro das unidades educacionais do Estado. Dentre elas, a Protestante/Evangélica tem grupos instalados em todas as oito Uneis. A Católica em 37,5%, equivalente a três unidades e a espírita, 25%, presente em duas Uneis. Os grupos religiosos são 19, correlatos a 15 instituições (igrejas) mapeadas, distribuídas pelas tradições religiosas presentes atualmente.

Os dados do estudo revelam o predomínio absoluto das igrejas Protestantes/Evangélicas atuando na assistência religiosa. A Assembléia de Deus lidera com três grupos atuantes, seguida pelo Ministério Templo de Missões Êxodo e do Evangelho Quadrangular, com dois grupos cada. Demais igrejas como Peniel, Presbiteriana Independente do Brasil, Capela São Vicente Paloti, Paróquia Senhor do Bonfim, Pastoral São João Bosco, Escola da Bíblia, Igreja do Nazareno, Centro Espírita Anália Franco, Grupo Assistencial Espírita “A Candeias” e o Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier, trabalham com apenas um grupo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições