Pessoas ligam moralidade à fé em Deus, segundo pesquisa

Pessoas ligam moralidade à fé em Deus, segundo pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:02
Pessoas ligam moralidade à fé em Deus, segundo pesquisaUma pesquisa realizada pelo instituto "Pew Research Center" constatou que a maioria das pessoas - 22 dos 40 países pesquisados - ao redor do mundo ligam moral e valores saudáveis à fé em Deus. O estudo também constatou que esta realidade é mais presente em países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento, porém indicou os Estados Unidos como uma "exceção".
 
A visão de que a fé em Deus é essencial para a moralidade é altamente prevalente - se não unânime - no Oriente Médio e na África. Além disso, muitas pessoas na América Latina e na Ásia também vinculam a moralidade à religião , de acordo com a nova pesquisa do Pew sobre atitudes globais e religião.
 
No entanto, pelo menos a metade de quase todos os países da Europa diz que é possível ser não- religioso e ainda ser uma pessoa correta, de acordo com a pesquisa, que foi realizada entre 40.080 pessoas em 40 países entre 2011 e 2013 .
 
Cerca de 70% das pessoas no Egito, Jordânia, Turquia, territórios palestinos, Tunísia e Líbano (Oriente Médio) acreditam que a fé em Deus é essencial para a moralidade. Só em Israel que este grupo de pessoas configurou uma minoria. Em Gana , Nigéria, Uganda , Senegal, Quênia e África do Sul , mais de 75 % dos entrevistados também têm essa visão .
 
Mais de 80% em El Salvador, Brasil, Bolívia e Venezuela (América Latina) também consideram a crença em Deus como essencial para a moralidade.
 
Na Indonésia, no Sudeste da Ásia e de Gana, na África Ocidental, 99% dos entrevistados também ligaram a moralidade à religião. Enquanto a Indonésia tem a maior população muçulmana do mundo, Gana é um país de maioria cristã .
 
No Paquistão, 98 por cento das pessoas também acham que a fé em Deus é necessário para a moralidade.
 
Embora os resultados sugiram que as pessoas nos países mais ricos sejam menos propensas a fazerem esta associação entre Deus e moralidade, os EUA e a China são exceções notáveis. 
 
Na América do Norte, 53% das pessoas dizem que a crença em Deus é necessária para uma boa moral, mas apenas 14 por cento na China fizeram tal afirmação.
 
No Canadá, apenas 31 por cento dos entrevistados concordaram com a afirmação de que a religião é importante para a moralidade.
 
O estudo global encontrou divisões significativas dentro de alguns países com base na idade e educação, particularmente na Europa e América do Norte. Em geral, os indivíduos de 50 anos ou mais e aqueles sem uma educação universitária são mais propensos a ligação moralidade à religião.
 
Nos EUA, 59 por cento dos indivíduos sem um diploma universitário disseram que a fé é essencial para ser uma pessoa correta , enquanto apenas 37% por cento dos graduados universitários dizer o mesmo.
 
Com informações do Christian Post
 
*Tradução por João Neto
Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições