Policiais batem em pastor e destroem Escola Bíblica no Vietnã

Policiais batem em pastor e destroem Escola Bíblica no Vietnã

Atualizado: Sexta-feira, 17 Dezembro de 2010 as 8:23

Um pastor protestante e ativista dos direitos humanos no Vietnã foi espancado até ficar inconsciente esta semana por funcionários de Ho Chi Minh City.

Sua escola bíblica também foi demolida, segundo a Release International, que serve a igreja perseguida ao redor do mundo. Cerca de 500 policiais, soldados e agentes apareceram na escola com tratores e começaram a demolir o imóvel. Pastor Nguyen Hong Quang, que lidera a Igreja, entretanto, foi espancado com bastões ao ponto de desmaiar.

Atualmente, Quang e cinco membros de sua congregação se reúnem em um local não revelado. Eles foram detidos por, alegadamente, "resistir à prisão", há seis anos.

Em 2004, o ativista de direitos humanos foi preso e acusado de "interferir com os funcionários no exercício das suas funções". A prisão ocorreu meses depois de ter chamado para a libertação os cristãos que foram presos por distribuir literatura cristã na cidade de Ho Chi Minh City. A polícia invadiu sua casa e confiscou todo o dinheiro dele e arquivos detalhando violações dos direitos humanos pelo governo.

Sua casa, que servia de sede da Igreja, também foi parcialmente destruída por cerca de 200 funcionários, enquanto ele estava na prisão.

O ataque ocorreu após vários relatórios críticos sobre Quang à tona em um jornal de propriedade do governo em setembro.

Além disso, nos meses que antecederam o ataque, líderes e estudantes ligados a Quang têm sido pressionados pelos funcionários para cortar os laços com a igreja.

veja também