Polônia: Pastor protestante de origem nigeriana eleito deputado

Polônia: Pastor protestante de origem nigeriana eleito deputado

Atualizado: Quarta-feira, 15 Dezembro de 2010 as 9:28

Um pastor protestante originário da Nigéria, John Godson, 40 anos, prestou juramento hoje (terça-feira) em Varsóvia, perante a Dieta, Câmara baixa do Parlamento polaco, tornando-se assim no primeiro deputado de origem Africana na Polónia, noticiou a AFP.    

"Penso que é uma mudança histórica", declarou à AFP, Godson, residente na Polónia desde 1993.    

Antigo conselheiro municipal de Lodz, a segunda cidade da Polónia, Godson já tinha disputado um lugar de deputado, aquando das eleições legislativas de 2007. Na terça-feira, deu à sua entrada no Parlamento em substituição de um deputado liberal de Lodz, que se tornou prefeito daquela cidade.    

John Godson, precisou que tinha quatro prioridades durante o seu mandato, nomeadamente o acesso livre e gratuito à Internet nos locais públicos, criação dos infantários nos locais de trabalho, melhor integração social das pessoas da terceira idade e o desenvolvimento das relações entre a Polónia e a África.   

Godson, chegou a Polónia, país católico em 90 por cento, como missionário protestante, tendo trabalhado igualmente como professor de inglês.    

Casado com uma Polaca e pai de quatro filhos, obteve a nacionalidade polaca em 2000, conservando ao mesmo tempo, a nigeriana. Em 2005, foi eleito conselheiro municipal de Lodz, na lista da Plataforma Cívica (liberal, ao poder).  

veja também