Portal Lagoinha.com completa 10 anos no ar, conheça mais essa história

Portal Lagoinha.com completa 10 anos no ar, conheça mais essa história

Atualizado: Sexta-feira, 1 Julho de 2011 as 3:15

De algumas ideias anotadas em guardanapos de uma lanchonete a um dos principais canais de informações cristãs na Internet do Brasil. Essa é a história do Lagoinha.com que acaba de completar 10 anos no ar. 

Se há uma mensagem que permanece ao longo destes anos é a convicção do Lagoinha.com ter sido criado com o objetivo de abençoar vidas. “O objetivo deste portal é levar a palavra de Deus para as pessoas. Se algum dia soubermos que uma vida foi alcançada por meio deste trabalho, podemos dizer que tudo valeu a pena”, fala do pr. Márcio Valadão em uma das reuniões na época de criação do Lagoinha.com.

Começando do começo

Nos idos da década de 90 o pastor Eleonardo Ribas compartilhou com Marlon Campos, especialista em Redes de Telecomunicações, que sonhava desenvolver algum tipo de projeto da Igreja Batista da Lagoinha na Internet. Os dois se conheceram pelo IRC, um serviço de chat (bate-papo virtual) disponível naquele tempo. “Acredito que daí surgiram várias ideias”, conta Marlon Campos. Um dos projetos que chegou a ser sonhado era da Lagoinha ter um provedor de Internet próprio, mas na verdade, Deus preparava algo diferente. Aos poucos as conversas foram se ajustando e Luiz Fernando Valente e o Pr. Eleonardo Ribas convidaram Marlon para uma reunião e apresentaram uma proposta para criação de um portal com conteúdo cristão. “Achei a ideia interessante a aceitei ser o primeiro membro do que viria a ser uma equipe”. 

O projeto de criação do Lagoinha.com começou precisamente em janeiro de 2001. Enquanto Marlon Campos atuava como ICT (Information and Communication Technology), foram trazidos para integrar a equipe: Luciano Buchacra, programador visual, que ficou responsável pelo design do portal e Ramon Azevedo, analista de sistemas, na parte de programação. “Começamos a realmente escrever o projeto no papel. Ou melhor, em vários guardanapos do uma lanchonete”, conta Marlon Campos. Foram seis meses de intensa pesquisa, criação, produção e perseverança. “Por mais que estudássemos outros sites não encontramos nada parecido com o que estavamos propondo para aquela época. Queríamos um portal que fosse voltado para a família e com muitas referências de estudo para pastores e líderes, também de outras igrejas”, conforme explica Luciano Buchacra. 

O Lagoinha.com foi ao ar na Internet pela primeira vez no dia 29 de junho de 2001 com o slogan “Mais que um portal, a sua igreja na Internet”. Além do apoio técnico e de profissionais qualificados para tal, contando também com equipe de voluntários e colaboradores na produção do contéudo do site. “Lembro que no dia marcado para o lançamento do portal nosso provedor de Internet quebrou. Literalmente ‘suamos frio’ e no final deu tudo certo e conseguimos colocar o site no ar”, conta Luciano Buchacra. 

A primeira home (página inicial) do Lagoinha.com tinha estudos bíblicos, matérias, o boletim Atos Hoje, mensagens em MP3 (áudio), textos de colunistas, Palavra do Pastor (Márcio Valadão), inclusive, já existiam alguns E-books disponíveis, Bíblia Online e Falada, além de parcerias com outros sites independentes que disponibilizavam conteúdo, como devocionais e outros tipos de textos. Um dos marcos do Lagoinha.com foi a criação do “Amigos Virtuais” que era uma rede social onde as pessoas se cadastravam para conversar com gente de todo o Brasil. “A construção do portal em tão pouco tempo foi um milagre e o seu crescimento um outro milagre”, detalha Ramon Azevedo. 

Desde o início de sua história o Lagoinha.com marcou a cobertura de eventos e gravações de CDs/DVDs no Brasil com a criação de hotsites temáticos e fornecimento de conteúdo da mais alta qualidade. Até os dias de hoje, faz a cobertura jornalística dos principais eventos e programações da Igreja Batista da Lagoinha para todo o mundo por meio da Internet. Em uma década de história vários nomes passaram pelo Lagoinha.com com os mais variados tipos de contribuição. Desde voluntários, obreiros, funcionários e pastores, todos envolvidos e comprometidos a produzir um portal de referência para as famílias. 

Rapidamente o Lagoinha.com se tornou conhecido por todo o Brasil como um dos principais sites de referência cristã para as famílias. Desde conteúdo para crianças, adolescentes, jovens, adultos e melhor idade. Foi vencedor de vários prêmios Ibest nas categorias “religião” e “site regional em Minas Gerais”. Um reconhecimento que veio de fora para dentro, mas mostrando que é importante influenciar por meio do Evangelho, de dentro para fora.

E por quê Lagoinha.com?

Para quem entende sobre tecnologia e Internet provavelmente se lembre que em meados de 2001 praticamente não existia no Brasil o uso da extensão “.com”. E você sabe por que o portal ganhou este nome? “Quando fomos registrar o domínio ".com.br" ele não estava disponível.  Tínhamos então a opção ".com" que de certa forma, deu um charme para o nome do nosso portal”, conta Luciano Buchacra. 

Onde está o Lagoinha.com hoje?

Atualmente o Lagoinha.com continua sendo um dos principais portais de notícias cristãos do Brasil sendo acessado mensalmente em todos os cinco continentes do mundo (inclusive em países onde os cristãos são severamente perseguidos). Por meio do portal são veiculadas notícias da Igreja Batista da Lagoinha, agenda de eventos, horários dos cultos, atividades ministeriais, devocionais, Palavra do Pastor, fotos, vídeos, áudios, wallpapers (papel de parede), mais de 190 E-books gratuitos do pastor Márcio Valadão (disponíveis para download), edição atual e arquivos do jornal Atos Hoje, matérias, entrevistas, artigos, links para a webrádio Lagoinha.com e também para assistir a Rede Super pela Internet, e, muito mais. 

O Lagoinha.com foi o início de um processo que originou o atual Ministério de Comunicação da Igreja Batista da Lagoinha, que conta com colaboradores de diversas áreas, como jornalistas, relações públicas, designers, entre outros, que produzem o jornal Atos Hoje, o portal Lagoinha.com, os livros de mensagens do pr. Márcio Valadão – um título novo por semana, disponível em versão gratuita no Lagoinha.com – e outros diversos materiais como peças gráficas, hotsites e blogs para ministérios da igreja.

“Até aqui nos ajudou o SENHOR” (1 Samuel 7.12)

É tempo de gratidão e celebração por estes 10 anos que o Lagoinha.com está no ar, mas é também um desafio para os membros de Lagoinha orar para que o Senhor levante pessoas com o coração disposto a servir também por meio das Mídias Digitais e utilize todas as ferramentas disponíveis nesta geração para a Glória Dele. 

Em meio ao júbilo pela vitória alcançada também vem o desafio de fazer algo melhor e servir ao Senhor com excelência por meio da Internet, abençoando vidas. Um novo portal Lagoinha.com está sendo sonhado e preparado para você. Lembre de orar pela equipe de Comunicação da Lagoinha e por todas as pessoas que direta ou indiretamente estão participando do processo de planejamento e realização deste novo projeto que em breve poderá ser visto. Acesse o Lagoinha.com e fique por dentro de toda a programação de eventos e notícias ministeriais de Lagoinha. Aproveite para baixar os wallpapers (papel de parede) comemorativos pelos 10 anos do Lagoinha.com e E-books do pastor Márcio Valadão.

veja também