Praça João Calvino é inaugurada no RJ

Praça João Calvino é inaugurada no RJ

Atualizado: Sábado, 29 Agosto de 2009 as 12

No dia 10 de julho, foi inaugurada com festa, no centro da capital fluminense, a Praça João Calvino. Trata-se de uma parceria público-privada entre a prefeitura da cidade e a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, que idealizou o novo espaço público e o manterá conservado.  

Na ocasião, diversas autoridades governamentais e lideranças religiosas prestigiaram a abertura da praça. A cerimônia ao ar livre reuniu cerca de 500 pessoas e foi conduzida pelo reverendo Guilhermino Cunha, presidente de honra da SBB e vice-presidente mundial das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). O evento contou com apresentação de coral, celebração de culto e lançamento do monumento escultural de João Calvino. Organizadas pela catedral presbiteriana, as homenagens fazem parte V Centenário de nascimento (1509-2009) do famoso francês reformador da fé cristã no século XVI.

Teológo por excelência, Calvino é considerado um dos luminares da humanidade e idealizador da Reforma Protestante. "O calvinismo influenciou as democracias representativas no mundo contemporâneo. A ética calvinista é o espírito do capitalismo moderno. Calvino defendia os conceitos de vida simples, educação para todos e o trabalho visto como bênção e vocação de Deus", explica o reverendo Guilhermino Cunha, também dirigente da Igreja Presbiteriana.

Com um belo projeto de paisagismo, a praça tem plantas, árvores e palmeiras imperiais, além de abrigar o espaço cultural Guinard, destinado às mais variadas manifestações de arte. Localizada na avenida República do Paraguai, em frente à Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, a praça João Calvino fica aberta todos os dias, fechando apenas à noite, conforme legislação municipal válida para todas as áreas públicas do gênero na cidade.

veja também