Prefeitura firma parceria com Igreja Adventista para combater a dengue

Prefeitura firma parceria com Igreja Adventista para combater a dengue

Atualizado: Terça-feira, 22 Fevereiro de 2011 as 1:19

A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), promoveu na tarde desta quinta feira, 17 de fevereiro, a capacitação de um grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para atuarem como agentes mirins no combate à dengue. O curso foi realizado no auditório da Fatec, de onde os religiosos saíram com farta quantidade de material para realizarem vistorias, casa a casa no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, onde moram.

O pastor da Igreja, Wagner Melo Lopes, disse que o objetivo dos Desbravadores é reforçar a campanha contra o mosquito da dengue realizada pela Semusa. "Uma das funções dos Desbravadores é ajudar a comunidade, promovendo o bem-estar físico, mental e espiritual", comentou.

Para o diretor do Clube de Desbravadores Estrela da Manhã, Tiago Fabiano, participar da campanha contra a dengue só reforça o compromisso da Igreja Adventista em prol do próximo. "Os Desbravadores em todo o mundo trabalham na pregação do Evangelho de Jesus Cristo e participam de diversas ações que beneficiam toda a coletividade", afirmou.

De acordo com a técnica em capacitação de Vigilância Epidemiológica da Semusa, Débora Faria, o programa Agentes Mirins de Saúde, teve início há uma semana, na Escola Maria Isaura. A princípio, a idéia era capacitar somente estudantes para atuarem na guerra contra o mosquito da dengue. No entanto, através da desbravadora Valdice Santana, que viu a matéria na imprensa e gostou do projeto, o município firmou parceria com a Igreja Adventista. "Os integrantes do Clube de Desbravadores irão vistoriar todas as casas do bairro onde moram. Todos os focos encontrados serão notificados e encaminhados para a Semusa, que de imediato acionará o departamento de Controle de Zoonoses (DCZ)", explicou Débora Faria. A coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Noeme Vieira, também destacou a parceria com a igreja e os Desbravadores para combater a dengue.

"Toda ajuda é bem-vinda", ressaltou.

veja também