Presidente do Irã surpreende ao desejar feliz ano novo a judeus

Presidente do Irã surpreende ao desejar feliz ano novo a judeus via Twitter

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:05
Presidente do Irã surpreende ao desejar feliz ano novo a judeus via TwitterNa última quarta-feira, 04/09, o novo presidente do Irã, Hassan Rouhani surpreendeu o mundo, usando o seu perfil oficial do Twitter para desejar um feliz "Rosh Hashaná" (ano novo judaico) ao povo judeu. A postagem já teve mais de 4.000 reproduções em perfis do mundo todo.
 
"Agora que o sol está prestes a se pôr aqui em Teerã, desejo a todos os judeus, em especial os iranianos, um Rosh Hashaná abençoado",  postou.
 
Javad Zarif, chanceler iraniano confirmou à emissora CNN que as postagens são realmente de autoria de Rouhani.
 
Um internauta cobrou o ministro e afirmou que, o Ano Novo seria melhor de fato, se não houvesse mais a negação holocausto judeu.
 
"O Ano Novo seria melhor se o Irã parasse de negar o Holocausto", escreveu.
 
Porém o ministro afirmou que as "supostas negações do holocausto judeu" ficaram no passado e reafirmou os votos de feliz Ano Novo ao rapaz.
 
"O Irã nunca negou (o Holocausto). O homem que se acreditava que negasse agora se foi. Feliz Ano Novo", disse Zarif. 
 
Ahmadinejad e o Holocausto
O "homem que se acreditava que negasse" o Holocausto, ao qual Zarif se referiu é Mahmoud Admadinejad, antecessor de Rouhani. Com um estilo de governo considerado ditatorial, o ex-presidente causou polêmicas ao criticar o holocausto judeu em pronunciamentos oficiais para a TV.
 
Em destes pronunciamentos, Ahmadinejad afirmou que o Holocausto judeu e os atentados e 11 de setembro ao Wolrd Trade Center foram são "mitos". Após suas polêmicas declarações, o então presidente iraniano chegou a ser advertido pela ONU e teve sua afirmação repudiada por Dilma Rousseff.
 
Rouhani, atual presidente do Irã, é visto por muitos, como alguém de perfil mais moderado que Ahmadinejad. 
 
Com informações da UOL
 
Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições