Processo constante de exame e purificação

Processo constante de exame e purificação

Atualizado: Quinta-feira, 25 Julho de 2013 as 7

santificaçãoLeitura Bíblica: Levítico 13.47-52
 
Examine-se cada um a si mesmo! (1Co 11.28a)
Algumas leis que Deus deu a Israel eram profiláticas: visavam à saúde física do povo escolhido para ser santo. No texto de hoje, o tecido seria submetido a um teste. Se o mofo fosse comprovado, a peça deveria ser queimada.
 
Podemos comparar aquele mofo com a corrupção em nossa própria vida. Quem não estiver consciente e prevenido quanto a sua má natureza morrerá espiritualmente por causa dela. Um famoso pregador inglês relata em um de seus livros um comentário de uma senhora a respeito de suas mensagens: “Esse homem prega para nós como se fôssemos pecadores. Isso é inimaginável!” Ela estava contaminada pela ideia de que cultura e tradições a libertavam do poder de sua tendência ao mal. Sua vida estava toda “mofada” e ela nem percebia, achando-se limpa.
 
Todo homem que afirma crer em Cristo deve aceitar o exame que o Espírito faz em cada um de nós. Lemos um texto bíblico e, de repente, ele denuncia nossa falha, nos humilha e entristece. Que é isso? É prova eloquente de que precisamos ser purificados. Cristo santifica com seu sangue aqueles que creem nele e lhe dedicam sua vida. Ele também deixou o Espírito Santo e a Palavra para dar continuidade ao trabalho de transformação de vidas.
 
Quando nos submetemos a provas, devemos encará-las como um desafio que nos leva a buscar melhorar nosso desempenho. Deixar-se examinar é uma escolha pessoal. Se desejarmos agradar a Deus, nossa mente precisa ser levada continuamente a Cristo, nosso sumo sacerdote, para ser examinada.
 
O povo de Israel deveria obedecer a vários mandamentos. Além dos que tinham a finalidade de manutenção da saúde do povo, neles também vemos a mensagem de que era inquestionável a necessidade da vinda de Cristo. Podemos ver isso em cada detalhe do Antigo Testamento. Para a corrupção resultante de nossa desobediência só há um remédio: Jesus! – MJT
 
Viver com Deus é um processo constante de exame e purificação.
 

veja também