Professor fala sobre benefícios estudar sobre o que a bíblia diz a respeito da família

Professor fala sobre benefícios estudar sobre o que a bíblia diz a respeito da família

Atualizado: Quinta-feira, 20 Janeiro de 2011 as 11:12

Raimundo Nascimento é professor do Rhema Brasil , pastor da Igreja Verbo da Vida em Salvador e casado com Vânia Nascimento. Está em Campina Grande ensinando a matéria: “Família Crist㔠e em um dos intervalos nos concedeu a entrevista abaixo:

Com tem sido essa experiência em Campina Grande, ensinando a matéria “Família Cristã”?

Ensino essa matéria desde 2003 e ensinar aqui em Campina Grande foi uma realização. Essa matéria é o carro chefe do meu ministério. Quando eu era aluno, em 1997, ainda em sala de aula Deus me falou que um dia eu a ensinaria. Em função disso, tenho me dedicado, buscando estudar. Ensino outras matérias como: Ministério prático, Doutrinas Básicas e Autoridade do Crente, mas Família Cristã é a matéria com a qual mais me identifico. Confesso que não esperava tanto amor como tenho recebido nessa cidade. Um grande acolhimento tanto por parte do Pr. João Roberto, sua esposa Jannayna e dos seus filhos. Já os alunos dispensam comentários. Em poucas turmas eu já vi tanta disposição para aprender. Fazem questão de vir interagir comigo, tanto a turma da manhã quanto a da noite.

Como é ensinar no Centro de Treinamento pela manhã e a noite? É uma experiência diferente. Às vezes, eu pergunto a turma: “Já falei isso?” Eles respondem: Não. O senhor falou à noite. E digo: “Se eu falei, vou repetir, porque é segurança para vocês”. Mas é muito bom porque já estou no ritmo. Ensinei em Brasília os dois períodos também, gosto demais.

No seu ponto de vista, qual a importância da matéria “Família Crist㔠no Rhema Brasil? Formei-me no Rhema em 1997 e tive várias matérias excelentes. De fato, todas elas são essenciais, mas Família Cristã tem um lugar especial. Essa matéria foi colocada no curriculo por direção de Deus, porque ela muda os lares. A base para qualquer sucesso é a família. Eu adotei uma maneira de ensiná-la de forma tal que atinge todas as pessoa,s tratando de tudo sobre a família. O que você imaginar eu trato nas aulas. Sempre peço a Deus: Pai o que devo acrescentar? Então, Ele me dá coisas preciosas. Tem coisas que falo nas aulas que não estão programadas, vem na hora em meu espírito. Costumo dizer que a família é o ponto de partida para todos os relacionamentos. Tudo começa lá. Quando você tiver uma família forte, terá uma sociedade sadia e conseqüentemente uma igreja forte. Agradeço a Deus pelo efeito que as aulas causam na vida das pessoas que eu tenho ensinado. Tenho ouvido testemunhos que não tem dinheiro que os pague. Pessoas com 40 anos de casados chegam para mim e dizem: Pastor eu não conhecia nada sobre a família e essas aulas mudaram o meu casamento. Alegro-me demais em ensinar a Palavra de Deus nessa área familiar. Trato de todos os assuntos possíveis, inclusive do sexo à luz da Bíblia. O objetivo é libertar casais, bem como ajudar os pais e os filhos.

Como Pastor em Salvador, fale-nos um pouco sobre a obra naquela cidade: A cidade de Salvador (ao contrário que muitos pensam) é o melhor lugar para se pregar o evangelho. O povo baiano é uma benção. Essa cidade não é o que a mídia mostra: bagunça e carnaval apenas, mas Salvador eu comparo ao Rio de Janeiro, em uma proporção menor, é bonita, muito linda. Nós estamos com a igreja há cinco anos fundada oficialmente. Nela, eu estou há quase sete anos e hoje a Igreja Verbo da Vid,a bem como o Rhema Brasil, são bem conhecidos por lá. Temos um povo maravilhoso. Uma boa quantidade de alunos. Entre eles, muitos pastores pareiros, de outras denominações, que são propagadores da Palavra da Fé. Há uma perspectiva grande de ter uma excelente turma no próximo ano. Estamos inclusive cogitando abrir uma pré-matrícula para o turno da manhã diante da procura, principalmente de pastores e pessoas que não podem estudar à noite. Na direção de Deus não existe peso. O único peso que existe na Bahia é o da glória de Deus.

Como o senhor concilia seu tempo pastoreando e ensinando no Rhema Brasil? A obra em Salvador começou pequena. Fomos para lá em janeiro de 2004. Em 2005 já estávamos em um local pequeno com os cultos como todo inicio. Eu precisava viajar de vez em quando, mas logo acostumei o povo a lidar bem com a minha ausência esporádica. Algo que me beneficia é a minha esposa, Vãnia Nascimento. Ela é um sucesso. Certamente 50% do meu ministério se chama “Vânia”. Quando me ausento, é uma sobrecarga para ela, mas ela assume bem. Eu também comecei a treinar pessoas lá, as incentivando a ler os livros do irmão Hagin e comecei a ver potencial nelas. Essas pessoas pregam desde o inicio da obra e muitos têm crescido. Acostumei a igreja a não depender de mim, mas depender do Espírito Santo. No ano passado, Deus me deu a direção de colocar um co-pastor e ele é excelente. O mesmo se formou no ano passado, mas é uma pessoa que chega junto e me ajuda bastante; É um homem fiel. Treinei pessoas para funcionarem bem, mesmo sem a minha presença sempre.

veja também