Professora da Fateo participa de Seminário em Porto Velho, Rondônia

Professora da Fateo participa de Seminário em Porto Velho, Rondônia

Atualizado: Quarta-feira, 2 Junho de 2010 as 2:42

Entre os dias 25 e 28 de maio de 2010 aconteceu no Instituto Metodista da Amazônia, Iman, curso de teologia, o Seminário intitulado: Desafios do século XXI para o Cristianismo. O objetivo do Seminário foi dialogar, a partir de diferentes olhares da teologia, sobre o cotidiano atual e a práxis pastoral.

No dia 25, a professora Blanches de Paula, da FaTeo, participou de mesa redonda, juntamente com os professores João Vicente, Gidalti e Rodrigo (coordenador da mesa)para discutir Juventude, Pastoral Urbana, Teologia e Inclusão.

O tema da juventude dialogou com o desenvolvimento humano, a sexualidade e a atuação pastoral das igrejas diante do cenário da juventude atual. Na Pastoral Urbana, o diálogo permeou os desafios que incluem a transição do mundo rural para o mundo urbano na região da Amazônia. A Teologia da Inclusão abordou temas como gênero, negritude, portadores de deficiência e criança.

No dia 26, a professora Blanches ministrou um mini-curso sobre "Aconselhamento Pastoral diante do luto". O curso tratou sobre o conceito de Aconselhamento Pastoral, o tema do luto e caminhos para o Cuidado Pastoral em situações de perdas. Foram 25 participantes do mini-curso, dentre eles, leigos/as e pastores/as de diversas denominações.

Neste dia, houve também uma palestra da professora Elisabete Antonia Martinez intitulada "Currículo como Prática Social", que abordou o processo educativo na sociedade em geral e o vínculo com educação cristã na igreja.

No dia 27, Blanches de Paula proferiu a palestra "Corpos Enlutados: por um cuidado espiritual terapêutico em situações de luto", tema da pesquisa desenvolvida no doutorado. Ela abordou conceitos relativos ao luto e a interação com pessoas que vivenciaram o luto e foram entrevistadas em sua pesquisa. Também pontuou os desafios que a pesquisa indicou para as comunidades cristãs, como espiritualidade no processo do luto, teologia da perda, cuidado espiritual comunitário.

O evento terminou com um painel no qual quatro professores da Faculdade de Teologia apresentaram as seguintes temáticas: Estudo da Bíblia (prof. Alan), Teologia Contemporânea (prof. Everton), Homilética (prof. William) e Saúde e Reconciliação (profa. Blanches).

A repercussão do evento, bastante positiva, motivou os/as organizadores/as participantes a ampliar a interação entre professores do Iman e FaTeo nos eventos acadêmicos promovidos pelas instituições.

veja também