Professores adventistas iniciam ano letivo com formação continuada

Professores adventistas iniciam ano letivo com formação continuada

Atualizado: Quinta-feira, 3 Fevereiro de 2011 as 10:44

 ano letivo de 2011 começou com planejamento e preparo para a equipe da educação adventista da região central do Estado de São Paulo. O Encontro de Formação Continuada foi a primeira atividade do departamento, onde participaram professores e funcionários dos colégios adventistas desta região. O evento aconteceu no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus Engenheiro Coelho, entre os dias 16 e 19 de janeiro.

No domingo de abertura, o pastor Jediel Unglaub, diretor do departamento de educação da no interior de São Paulo, deu as boas vindas ao grupo e dirigiu a mensagem espiritual da noite. Recém designado para dirigir os departamentos de Evangelismo e Escola Sabatina no Paraguai, o professor e pastor Cláudio Leal, foi um dos convidados para iniciar as atividades de cada dia, com mensagens para reflexão.

Durante o programa, os participantes assistiram a uma palestra com o professor Benedito Muniz, ressaltando a missão da Educação Adventista, como uma instituição, acima de tudo, cristã. A “(In)disciplina escolar” e “A formação de um leitor crítico”, também foram temas abordados no encontro, apresentados pelo professor Celso Vasconcelos e pelo Dr. Clécio Bunze, respectivamente. “Os palestrantes foram muito felizes na apresentação de seus temas”, conta Josiele Lopes Moretti, professora no Colégio Adventista de Jundiaí.

Os professores tiveram participação ativa no Encontro apresentando novas propostas de projetos pedagógicos ligadas ao Ano Internacional da Química, tema do evento. Os workshops também foram momentos para compartilhar experiências, ideias e esclarecer dúvidas. Para as professoras Elisabete Cardozo Alcarde e Rute Braz de Almeida, do Colégio Adventista de Campinas, a formação continuada está diretamente ligada à qualidade de ensino das escolas. “Foi uma ótima oportunidade de crescermos juntos, conhecermos o trabalho de outras unidades e compartilharmos experiências”, afirmam. Os resultados deste Encontro serão sentidos em dois momentos, segundo a professora Rute Menezes da Silva, organizadora do evento e Coordenadora Pedagógica: na discussão dos assuntos em nível teórico e na consolidação dessas idéias na prática. “Tenho percebido mudanças na prática pedagógica de nossos professores ao longo dos anos. Este é um forte indicador de que a formação continuada é o caminho para responder às grandes questões da educação nesse século, um século de muitas mudanças e grandes desafios”, ressalta.

“Este projeto de formação continuada tem proporcionado o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e servidores de nossos colégios”, confirma Jediel Unglaub, e complementa: “entregamos nossos projetos e nossos colégios nas mãos de Deus. Esperamos resultados expressivos em 2011.”

veja também