Professores participam de palestra sobre "Aprendizagem e Autoria"

Professores participam de palestra sobre "Aprendizagem e Autoria"

Atualizado: Terça-feira, 23 Novembro de 2010 as 9:59

Aprendizagem e Autoria como Práxis Docente foi o tema da palestra ministrada pelo PhD, pós-doutor e professor da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Demo. Fruto da parceria entre governo municipal e Instituto Sapiens, o evento reuniu educadores da rede pública de Imperatriz no Templo Central da Assembleia de Deus, na noite da última quarta-feira (17). Estiveram presentes na ocasião o prefeito Sebastião Madeira, o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, e a secretária adjunta Marinalva da Silva, além da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED).

Com mais de 50 obras publicadas em áreas como Educação, Sociologia, Política, entre outras, Pedro Demo é graduado em Filosofia e PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA). Atualmente é Professor Titular Aposentado e Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB) e atua nas áreas de Política Social (Educação) e Metodologia Científica.

Durante a palestra ministrada aos professores da rede municipal, Pedro Demo tratou de temas relevantes à prática docente, como o papel do professor no processo de aprendizagem, a necessidade de despertar na criança a consciência científica, a importância de o professor estar aberto a adquirir novos conhecimentos, a aprendizagem como desenvolvimento da sociedade e da economia, flexibilidade do currículo escolar, etc. Após a fala do palestrante, os educadores presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, através de perguntas escritas ou feitas diretamente.

Conforme destacou o secretário Zesiel Ribeiro, o evento veio a contribuir com o processo de formação continuada dos educadores da rede municipal. "A prefeitura firmou parceria para proporcionar aos nossos professores a oportunidade de obter mais conhecimento, que soma ao processo de formação continuada que a SEMED vem oferecendo a eles, durante estes dois anos da administração do prefeito Madeira. Por compreender a importância do evento, nesse processo de formação docente, o prefeito avaliou bem e decidiu".

Algumas obras de Pedro Demo

Conhecer e Aprender; Avaliação Qualitativa; Educação e Conhecimento - Relação Necessária, insuficiente e controversa; Ironias da Educação; Aprender Bem/Mal; O porvir - Desafio das Linguagens do Século XXI; Metodologia do Conhecimento Científico; Educar pela pesquisa; Nova LDB (a): Ranços e Avanços; Metodologia para quem quer aprender; Educação Hoje - Novas tecnologias, pressões e oportunidades; Educação e qualidade; Desafios Modernos da Educação; Dialética da Felicidade - Felicidade Possível; Sociedade e suas oportunidades

veja também