Programa Está Escrito já está em 141 países do mundo

Programa Está Escrito já está em 141 países do mundo

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 2:42

Fundado em 1956 pelo lendário pastor George Vandeman, o Está Escrito (originalmente It´s Written em inglês) se tornou mais do que um programa de TV. Virou um ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia responsável por mensagens bíblicas consistentes em 141 países em 13 idiomas diferentes.

Durante o evangelismo via satélite Tiempo de Esperanza, no Chile, a reportagem da Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) conversou com o pastor angolano Victor Pires, que trabalha como gerente financeiro do It´s Written desde 1997. Ele assistiu, em Santiago durante algumas noites, às mensagens do pastor Robert Costa, que é o orador do programa para o idioma espanhol. 

 Pires explicou que o Está Escrito mundial, apresentado e gerenciado atualmente no Brasil pelo pastor Fernando Iglesias, está chegando a várias partes do planeta. Há três semanas, começou a ser apresentado na Indonésia, maior país muçulmano do mundo. Está, inclusive, em nações da chamada Janela 10/40, considerada a região com menor penetração do cristianismo.

Quanto ao formato do programa, o gerente financeiro diz que a ideia é continuar em um esquema tradicional com um bom orador, boa música e mensagens que falem diretamente ao coração. “O Está Escrito é um programa espiritual para a TV”, define. Há bons resultados em termos de despertamento para a necessidade de estudo da Bíblia Sagrada. Estima-se que mais de 300 mil pessoas, em todo o mundo, estejam conhecendo mais a Bíblia por influência direta do programa Está Escrito. O pastor Victor Pires informa que, em termos de abrangência, o programa em espanhol é o maior no planeta, com audiência cativa na América do Sul, América Central , América do Norte, Espanha e vários outros países em que há razoável presença de pessoas de fala espanhola. A equipe responsável por colocar no ar, semanalmente, o programa em inglês (apresentado atualmente pelo pastor norte-americano Shawn Boonstra) e o espanhol é de apenas 25 pessoas. O gerente financeiro assegura que 95% de todo o custo vem de doadores individuais, ou seja, membros adventistas que apoiam o ministério. 

Perguntado sobre o futuro do programa Está Escrito, o angolano indica que um dos caminhos é a Internet. Hoje de segunda a sexta-feira há Está Escrito, em inglês e português, pela web e a ideia surgiu há 2 anos e meio. Outro “produto” dentro do Está Escrito mundial, que ganha cada vez mais adeptos e importância, é o pensado e produzido para o público infantil. Dentro do ambiente virtual, o My place with Jesus (algo como Meu cantinho com Jesus ou algo similar) é a versão do It´s Written para os pequenos e, em 1 ano e meio de existência, já ajudou mais de 300 mil crianças a conhecerem mais a Bíblia Sagrada.

“Queremos, também, e estamos trabalhando no sentido de termos mais oradores locais nas regiões. Queremos que haja pessoas falando as línguas locais e se aproximem mais das pessoas em suas diferentes regiões”, planeja Pires.

veja também