Programa Igreja Verde: "É dever do cristão cuidar do Jardim de Deus", afirma Pr. Roberto de Lucena

Programa Igreja Verde: "É dever do cristão cuidar do Jardim de Deus", afirma Pr. Roberto de Lucena

Atualizado: Quinta-feira, 1 Outubro de 2009 as 12

Por Juliana Simioni - www.guiame.com.br

O Programa Igreja Verde é uma parceria entre o Instituto Gênesis 1.28 e a Igreja O Brasil Para Cristo e tem como objetivo despertar a igreja para promover ações de desenvolvimento sustentável.

Em entrevista ao Guia-me, Roberto de Lucena, pastor da Igreja O Brasil Para Cristo, falou sobre a proposta e as metas do projeto. "São 50 milhões de evangélicos no Brasil. Nós queremos trazer para essa parcela significativa da população brasileira a reflexão da gravidade do momento em que estamos vivendo em relação ao meio ambiente, à saúde do nosso planeta. Somos quase 7 bilhões de pessoas no mundo, ou seja, 7 bilhões que precisam comer, beber, se vestir, precisam de educação, saúde, trabalho, mas o planeta não suporta mais essa grande população. Isso faz com que nossos recursos naturais se esgotem. Se nós não fizermos alguma coisa urgente, se as nações não fizerem alguma coisa urgente, nós continuaremos caminhando para um futuro trágico e dramático", alertou.

O pastor lamenta que as pessoas assistam à degradação do meio ambiente enquanto esperam por atitudes das potências mundiais.

Pequenas atitudes que fazem diferença

O Programa "Igreja Verde" sugere que cada igreja tenha a preocupação ecológica ao construir seus templos e desde o projeto arquitetônico atente para os conceitos de defesa do meio ambiente. "Nós temos como contribuir como igreja. Nos equipamentos e mobílias, por exemplo, podemos comprar apenas madeira certificada que não seja fruto de desmatamento. Fazer melhor aproveitamento da água da chuva, potencialização da energia elétrica, reciclagem, são pequenos gestos como esses que podem fazer grande diferença", disse Lucena.

"Se isso for levado a cada lar e cada fiel entender que é responsabilidade do cristão cuidar do Jardim de Deus, então o Programa Igreja Verde alcançará seu objetivo, cumpriremos nosso propósito", completou.    

Extensão do programa

A Igreja O Brasil Para Cristo foi a primeira denominação que entendeu a visão do Programa e apoiou o ideal proposto pelo Instituto Gênesis, mas o objetivo é levá-lo a outras denominações. "Vamos discutir a sustentabilidade com os cristãos e evangélicos, pois esse programa não se dirige apenas aos evangélicos, ele também se propõe a conversar com os católicos. Nosso objetivo não é apresentar apenas a iniciativa do Instituto Gênesis e da OBPC, mas divulgar os trabalhos que outras denominações também fazem", explicou o pastor.

Outras iniciativas

Ao ser questionado sobre o porquê de outras denominações nunca terem se manifestado sobre ecologia e meio ambiente, Roberto de Lucena disse acreditar que existam outros projetos em ação. "Eu posso não estar totalmente certo, mas eu acho que deve ter muita gente por aí fazendo muita coisa boa a esse respeito. Talvez o que ainda não exista seja divulgação daquilo que já acontece. Nós temos uma igreja evangélica brasileira consciente e interessada. Acredito que a partir dessa nossa divulgação nós vamos encontrar outras iniciativas", acrescentou.

Resultados

Segundo o Instituto, alguns dos frutos a serem vistos na igreja como resultado do Programa Igreja Verde são qualidade de vida coletiva, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, impacto na comunidade, compromisso com a vontade de Deus e um legado para as próximas gerações.

O Instituto Gênesis realiza seminários e workshops para a divulgação e apresentação do Programa Igreja Verde em todo o Brasil.

Para conhecer mais do programa e agendar o seminário, acesse www.ig128.org.br .

veja também