Projeto de doação de sangue quer arrecada 3 mil bolsas

Projeto de doação de sangue quer arrecada 3 mil bolsas

Atualizado: Quinta-feira, 29 Abril de 2010 as 4:23

Com o objetivo de incentivar a doação de sangue na capital paraense, foi lançado na ultima quarta-feira, dia 28 de abril, a edição 2010 do projeto ''Vida por Vidas'', uma campanha de doação de sangue idealizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e que, no Pará, tem a parceria do Governo do Estado do Maranhão e da fundação Hemopa.

A campanha tem como meta coletar aproximadamente 3.000 bolsas de sangue na região do baixo amazonas.  Todo o sangue que coletado será destinado ao centro de hemoterapia e hematologia do Pará (Hemopa). Além do sangue, os doadores são orientados sobre outro tipo de ato de solidariedade que é relacionado à doação de medula, cujo banco de dados no Pará ainda é muito reduzido. Após a doação de sangue, quem quiser pode se cadastrar no banco de dados nacional de doação de medula.

De acordo com a representante do Hemopa, Jussiara Farias, o projeto ''Vida por Vidas'' é considerado como uma das principais atividades para estimular a doação de sangue no Pará. ''O nosso estado está entre os últimos no quesito doação de medula óssea, e essa iniciativa servirá de divulgação e quebrará muitos paradigmas''.

 O Coordenador do projeto para a região do baixo amazonas, pastor Renato Seixas ressaltou a importância deste projeto. “Estaremos realizando a quinta edição do projeto no Pará, entre os dias 1º de maio e 19 de junho, estaremos agregando a campanha de doação de medula óssea. Infelizmente há um número reduzido de doadores de medula óssea e, por outro lado, são muitas as pessoas portadoras de determinadas doenças hematológicas, como a leucemia, que necessitam dessa ajuda”.

Por Marcos Daniel

veja também