Projeto de educação musical leva alunos adventistas ao concerto da OSPA

Projeto de educação musical leva alunos adventistas ao concerto da OSPA

Atualizado: Sexta-feira, 5 Novembro de 2010 as 11:33

Uma atividade extraclasse possibilitou a participação de alunos da Escola Adventista de Alvorada (EAA) em programa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) que busca popularizar a música erudita nas escolas. O grupo teve a oportunidade de acompanhar uma das apresentações da Série Concertos Legais, que faz parte das ações do Projeto OSPA de Educação Musical Aplicada (Poema). A criançada vibrou ao som de violoncelos, trombones, flautas, contrabaixos. 

Seguindo a proposta do projeto, o concerto foi trabalhado de maneira didática, a fim de que os alunos adquirissem noções de teoria musical e entendessem o funcionamento de uma orquestra. Foram executadas obras de Villa-Lobos, Mozart e até trilhas de filmes, como a do clássico Superman (John Williams).

Num momento de interação com o auditório infanto-juvenil, o maestro Manfredo Schmiedt levou ao palco dois estudantes, escolhidos entre os cerca de 500, para vivenciarem alguns minutos como regentes da orquestra.

Shantel Molin, de apenas 6 anos, não se intimidou diante da responsabilidade. "Ela conduziu os músicos com movimentos seguros e como se já tivesse intimidade com a batuta e com os músicos", elogia o diretor da escola, Josemar Garcia.

"Gostei muito, muito de ser maestra (sic). Me senti importante", diz Shantel, aluna do primeiro ano da EAA.

A participação dos alunos da Escola Adventista de Alvorada no projeto cultural foi orientada pela professora de musicalização da instituição, Larissa Dietter.

O concerto aconteceu no Teatro do Sesi/Fiergs.

Poema

O programa cultural Poema, criado em 2003, se propõe a difundir a música de orquestra entre estudantes de escolas públicas e privadas e promover o aprimoramento musical e pedagógico de professores.

veja também