Projeto escolar simula eleições para estimular consciência política

Projeto escolar simula eleições para estimular consciência política

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 10:39

Muitos brasileiros desconhecem quais as atribuições de um senador ou as diferenças entre o exercício da carreira política como deputado estadual ou federal, por exemplo.

Saber claramente o que compreende cada uma dessas funções é apenas um dos elementos relevantes no processo de escolha consciente dos futuros líderes da nação. Partindo da necessidade de formar uma geração de eleitores mais conscientes, o Colégio Adventista Marechal Rondon, em Porto Alegre, implantou o projeto "Se a criança governasse o mundo".

Aproveitando o contexto de eleições no País, a escola levou os estudantes a entenderem, por exemplo, os diferentes cargos políticos e a perceber a importância de uma avaliação criteriosa de programas de governo. Nesse exercício, os estudantes foram orientados sobre como identificar os valores embutidos nas propostas dos candidatos, confrontando-as com os seus valores, expectativas e reais necessidades da comunidade.   

Uma das fases do projeto buscou mostrar na prática quais as etapas do pleito eleitoral. A partir da definição dos candidatos (escolhidos entre os alunos), os professores mostraram um passo-a-passo, desde o momento do lançamento da candidatura até o ato da posse dos eleitos e o exercício posterior do mandato. As atividades foram desenvolvidas junto a turmas de 2.º e 3.º anos do Fundamental e da 4ª série.

Por Márcio Tonetti

veja também