Projeto social une fé e jiu-jitsu contra o crime e as drogas

Projeto social une fé e jiu-jitsu contra o crime e as drogas

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 8:31

Às 10h de uma quinta-feira ensolarada. A quadra poliesportiva da Igreja Batista que fica em frente ao campo do bairro Nova Cidade, em Nilópolis, está lotada. Um grupo de 30 pessoas, de crianças a adultos, pratica jiu-jítsu em tatames improvisados. Apesar do calor sufocante, a animação é grande. Depois de uma sequência de golpes como "mata-leão", todos oram e cantam : "Mesmo que o inimigo arme uma cilada / A fé é o meu escudo e a palavra, minha espada / Sou guerreiro do céu com armadura de luz / Meu Deus é fiel, sou faixa preta de Jesus".

Quem puxa o canto é Ricardo Cavalcante, de 42 anos, um ex-traficante de drogas que se tornou evangélico há 12. Desde 2009, ele coordena o projeto social "Faixa preta de Jesus", que tem como objetivo afastar jovens do mundo do crime.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, Ricardo Cavalcante foi criado no bairro K-11, em Nova Iguaçu. Praticou jiu-jítsu na adolescência, mas a falta de estrutura familiar e a pobreza o levaram a traficar drogas e furtar aparelhos de som de carros aos 16 anos. Chegou a roubar veículos e foi usuário de cocaína. Aos 30, chegou ao fundo do poço. Passou a morar na rua. Um dia, buscou auxílio na Igreja Batista e conseguiu recuperar a dignidade.

Casado há seis anos, decidiu que poderia se espelhar na própria história para ajudar crianças e adolescentes. Com um discurso motivacional, pautado pela fé, criou o projeto "Faixa preta de Jesus", que, atualmente, atende a 300 crianças em Nilópolis e 200 em Cachoeira de Macacu.

- Se você quer algo que nunca teve, faça algo que nunca fez - diz Cavalcante, empolgado, aos alunos.

Os alunos têm aulas de graça. Para participar, basta comprar um quimono. Nada é pedido em troca. No fim das aulas, professores fazem apenas um convite para os cultos da Igreja Batista aos domingos. Agora, seu próximo passo é levar o projeto a Nova Iguaçu. Mas, para isso o projeto vai ter de contar com ajuda de gente como você. Cavalcante está à procura de apoio de patrocinadores e de voluntários que possam colaborar com o projeto.

Você pode conhecer mais do projeto Faixa preta de Jesus" no site www.faixapretadejesus.com.br  ou pelo twitter em twitter.com/faixapretajesus. Também é possível ouvir a música do projeto social no vídeo abaixo:

veja também