Projeto Terapia de Casais pretende restaurar famílias

Projeto Terapia de Casais pretende restaurar famílias

Atualizado: Sexta-feira, 15 Maio de 2009 as 12

Enfrentar os problemas conjugais é um desafio para muitos casais. Ciúmes, dificuldades financeiras, divergências de gostos e costumes são algumas das diferenças que podem atingir os cônjuges.

O desajuste no casamento, às vezes, reflete na vida dos filhos, interfere na prática profissional, causa danos emocionais. Dirimir estes conflitos exige do casal força, determinação e, principalmente, o desejo de mudar.

Para auxiliar nesta mudança, a Igreja Renascer em Cristo iniciou, no dia 08 de maio, o projeto Terapia de Casais que consiste em reunir grupos de casais para que possam ser ministrados por bispos, pastores ou presbíteros sobre temas relevantes e ligados aos relacionamentos. "Nossa expectativa é desenvolver um trabalho forte junto aos casais, fortalecendo as famílias, assim como Neemias fez", explica o bispo Laerte Lafayett.

Neemias, copeiro do rei persa Artaxerxes, é escritor do livro que leva seu nome no Antigo Testamento da Bíblia. Ele relata a história da reconstrução dos muros de Jerusalém, numa época em que o povo judeu encontrava-se numa situação precária, sujeito às agressões de outros povos.

Segundo o bispo Lafayett, a Terapia de Casais irá atuar da mesma forma como Neemias lidou na questão de Jerusalém. Para reconstruir as muralhas, ele fortaleceu as famílias de modo que pudessem restaurá-las e, após o trabalho concluído, essas mesmas muralhas propiciaram proteção às famílias. "O projeto funciona da mesma forma, primeiro fortalece a família, depois a família ajuda a Igreja e a Igreja protege a família", compara o bispo.

A terapia terá a duração de doze sessões, cada uma com um tema diferente e específico às necessidades dos cônjuges e será feita todas às sextas-feiras, nas Igrejas Renascer em Cristo.

Conforme material elaborado pelo grupo diretor do projeto, bispos Geraldo Tenuta, Igor Strieder, Raul Fong, Jefferson Félix, Eduardo Oliveira, Ricardo Lima, Laerte Lafayett e pastora Fabiana Sobreda, a Terapia de Casais exige cinco atitudes  fundamentais como: querer ser curado; enxergar-se curado; obediência a Deus; desejar viver como homem ou mulher espiritual e conhecer a vontade de Deus para o casamento.

Os resultados da Terapia de Casais serão demonstrados com um grande casamento coletivo, no Espaço Renascer, ao final do curso, quando exibição da peça "Adão e Eva".

veja também