Projeto Timóteo,uma nova iniciativa em treinamento de liderança leiga

Projeto Timóteo,uma nova iniciativa em treinamento de liderança leiga

Atualizado: Terça-feira, 15 Março de 2011 as 12:48

O Projeto Timóteo visa treinar líderes leigos com escolaridade a partir do ensino fundamental. O projeto tem como objetivo preencher uma lacuna em nível nacional de um programa de formação de líderes em atividade, especialmente aqueles que estão à frente de congregações e igrejas geograficamente isoladas, seja em comunidades ribeirinhas, vilas de pescadores, povos das regiões serranas e sertanejos.

Caracteristicamente, o projeto oferece treinamento de baixo custo e de fácil acesso a todos que desejam aprimorar seu dom para melhor servir ao Senhor.

São oferecidos módulos de oito lições com previsão de oito a dez semanas para completar cada módulo.

A ênfase do projeto está no desenvolvimento de habilidades e competências nos diferentes aspectos da liderança cristã.

Os módulos disponíveis até agora são: Como viver a plenitude de Deus (doutrina na prática), como pregar mensagens bíblicas, como falar de Jesus (evangelismo), como dar a razão de sua fé (apologética), como praticar o discipulado, como preparar e realizar cultos, como administrar a igreja de Deus, como implantar uma igreja na sua comunidade e como chegar a um hospital ou presídio e fazer uma visita.

Os módulos são interativos, permitindo que o aluno faça conexões com sua experiência de vida e a de sua igreja.

O curso é feito para ser oferecido através de instituições batistas tais como associações ou convenções estaduais e seminários/institutos teológicos. Basta acessar o site do Projeto Timóteo - www.projeto-timoteo.org - para registrar sua instituição ou identificar as instituições que já estão se preparando para ministrar o curso.

Para receber o material didático é necessário registrar-se no site do Projeto Timóteo. Assim as instituições parceiras terão acesso aos módulos e todas as orientações necessárias para fazer e concluir o curso com êxito.

As apostilas foram preparadas por professores de experiência em cada área e pedagogos competentes e comprometidos com os objetivos do Projeto Timóteo. Cada módulo vem com uma apostila do aluno e outra do orientador. Dessa maneira procuramos assegurar o mesmo padrão de ensino e aprendizagem em cada localidade onde o curso será ministrado.

O Projeto Timóteo foi elaborado com a plena colaboração dos batistas brasileiros. As apostilas são o fruto da dedicação de escritores batistas, que deram de seu tempo e talento para proporcionar às igrejas batistas um projeto de qualidade, e acessível (via a internet) a todos os batistas brasileiros. Inclusive, o curso carrega a logomarca da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET), que, na sua última Assembléia Anual em Niterói, resolveu hospedar o projeto no seu site e promovê-lo através de seus meios de comunicação.

Diante dos desafios das igrejas locais no início deste novo milênio, convidamos as igrejas locais, convenções estaduais e instituições teológicas a conhecerem o Projeto Timóteo e a aplicá-lo como ferramenta indispensável para a formação de líderes do povo de Deus, tendo em vista a expansão de seu Reino em todo Brasil.

JOHN BARRY DYER Pastor, coordenador nacional do Projeto Timóteo    

veja também