Publicação mostra como os evangélicos vêm se firmando na produção cultural brasileira

Revista publica dossiê dos evangélicos no Brasil

Atualizado: Terça-feira, 4 Dezembro de 2012 as 7:30

Neste mês a a Revista de História da Biblioteca Nacional publica dossiê especial sobre os evangélicos no Brasil. Com diversos artigos e reportagens a publicação quer mostrar como a religião chegou ao Brasil e os caminhos que percorreu para alcançar a abrangência que tem hoje.

Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação, que tem patrocínio da Petrobras, é mensal e vendida em bancas de todo o país.

Entre as reportagens sobre o tema está o artigo do historiador e antropólogo Marcos Alvito, da Universidade Federal Fluminense, que ressalta a corrente pentecostal como uma das grandes responsáveis pelo crescimento exponencial dos evangélicos no país; a matéria de Alice Melo que mostra como os evangélicos vêm se firmando na produção cultural brasileira e o artigo do sociólogo Ricardo Mariano, da PUC-RS, que analisa o surgimento de uma bancada evangélica no Congresso Nacional. Segundo ele, os políticos pentecostais dependem fortemente do apoio eleitoral de pastores: “Essa dependência reforça o caráter corporativista e moralista de seus mandatos e seu compromisso de atuarem como despachantes de igreja”.

 

Com informações da revista da História

veja também