Quando a testosterona domina

Quando a testosterona domina

Atualizado: Sexta-feira, 17 Junho de 2011 as 1:22

Ec 2.10: E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria.

Quando Salomão liberou sua testosterona, foi dominado pelos prazeres que ela proporciona. Ele mesmo foi a primeira vítima a pular fora do barco moral que construiu no livro de Provérbios. "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria"

Salomão não utilizou sua sabedoria em todos os momentos da sua vida. Se o fizesse, teria se lembrado do estrago que uma única mulher causou em toda a humanidade, levando Adão, o seu marido, a provocar a maior de todas as tragédias que alguém poderia provocar.

Agora, logo ele, o mais sábio dos homens achou que daria conta de algumas centenas de lindas representantes desta espécie tão perigosa.

Eclesiastes 2.11: E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

Todas as coisas, pessoas e aquisições afetivas e intelectuais que nos apegamos, perderemos um dia. Algumas vezes pelo desgaste do patrimônio, outras pelo nosso desgaste ou evolução. Nosso paladar e nossas propriedades mudam com o tempo.

Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia. Pois que fará o homem que seguir ao rei? O mesmo que outros já fizeram.

Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas. Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos.

O que adquirimos hoje poderá não ter utilidade amanhã. Salomão afirmou que perseguir algo debaixo do sol é como correr atrás do vento ou tentar prender a fumaça com uma cerca de arame farpado.

Ubirajara Crespo é pastor, escritor, conferencista, editor e diretor da Editora Naós.

Visite o Blog sob Nova Direção -  http://sob-nova-direcao.blogspot.com/

veja também