Quando o sucesso e a honestidade incomodam

Quando o sucesso e a honestidade incomodam

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 2:01

Ref: Gn 37.1-20.

Os pais de José eram crentes e ele era fruto de um lar onde a presença de Deus era real. Diante das dificuldades e lutas, José nos dá um grande testemunho de honestidade na Bíblia.

Vs2 – José era honesto - Vemos tantas notícias em que as pessoas agiram de má fé, foram desonestas. Você assistiu a matéria do Fantástico exibida no último dia 08 de maio, no tocante as merendas das crianças? Reportagens como essa doem.

As crianças não são somente o futuro, mas o presente da nação. As escolas recebendo milhões para alimentação e as crianças comendo comida estragada! Parabenize a Rede Globo pela reportagem.

Vs 3 – Quando você é honesto, desperta amor

José era um bom filho e por isso chamava atenção do seu pai. Quando fazemos as coisas certas atraímos o amor das pessoas de bem.

Vs 4 – Por causa da honestidade de José, seus irmãos o odiavam

As suas atitudes poderão provocar ou o amor ou o ódio. Talvez você esteja sofrendo perseguição por ser correto, por ter aceitado a Cristo como salvador, por não se compactuar com o pecado. Isso é normal! Não se abata com as perseguições, Deus irá honrá-lo.

Vs 5 – Deus dá sonhos a pessoas honestas

José sonhou os sonhos de Deus para sua vida e contou os sonhos aos seus irmãos. Por isso foi odiado ainda mais. Existem pessoas que irão querer frustrar seus sonhos, desanimá-lo, mas não pare de sonhar. Ref: Mc 3.21. Até os familiares de Jesus se levantaram contra ele.

Vs 11 – José foi invejado

Quando você desperta inveja em alguém é porque você tem coisas que os outros não têm. Você nunca vê alguém ter inveja de um mendigo. Já escutou alguém dizer: “Seu mendigo, que sucesso você morar em baixo da ponte, hein? Meu sonho!”

Vs 18-20 – Veja o que é a inveja!

Os irmãos de José queriam intentar contra a vida dele para matar seus sonhos. Não fique triste quando tentarem te abater e impedir que você sonhe. O seu sucesso incomoda! Nem sempre você poderá contar seus sonhos, porque nem todos se alegrarão com você. Até sua família pode lançar palavras de desânimo contra os seus projetos, não se entregue, sonhe o que Deus projetou para a sua vida.

José foi jogado numa cova e seus irmãos resolveram matar um cordeiro e sujar sua túnica com o sangue do animal, de forma que o pai acreditasse que ele havia morrido. Ele foi vendido como escravo para o Egito. Lá o comandante do exército; Potifar o comprou. José organizou a casa do oficial e a mulher de Potifar se insinuou a ele, mas como ele era honesto e temente a Deus, não aceitou a investida. José tinha compromisso com Deus.

Diante da recusa a mulher do comandante disse ao seu marido que José queria agarrá-la. José foi levado preso e segundo comentários, ficou 14 anos preso. Ele não tinha advogado, nem ninguém para defendê-lo.

Não tinha um pastor para visitá-lo. Porém uma pessoa saiu da cadeia e falou dele para Faraó. José interpretou um sonho do Faraó direcionado por Deus e se tornou o governador do Egito. Ele foi honrado e acima dele, havia somente o Faraó.

Quando foi exaltado, as pessoas que fizeram mal a ele receberam seu o bem e tudo isso porque era um homem especial, íntegro, temente a Deus e porque tinha sonhos.

Sonhe!

Pr. Jorge Linhares

Edição: Renata G. Santana

Jorge Linhares   é pastor da igreja batista Getsêmani, em Belo Horizonte (MG). Cursou Estudos Sociais e Teologia. É presidente do "CPEMG" (Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais), vice-presidente do "CIMEB" (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil), presidente da "Associação de Escolas Cristãs de Minas Gerais" e do "FENASP" (Fórum Evangélico Nacional de Ação Política e Social). O pastor escreveu mais de 100 livros, entre eles o best-seller "Bênção e Maldição", que supero u a marca de um milhão de exemplares e foi traduzido para o inglês e o espanhol.  

veja também