Uma pesquisa recente da Lifeway Research mostra que quase metade dos pastores evangélicos nos EUA mantém uma ocupação adicional fora do ministério pastoral.
Segundo o levantamento, 47% dos pastores evangélicos exercem atividades profissionais fora do ministério, em comparação com 35% do clero de modo geral. Os dados foram coletados pela Pesquisa Nacional de Líderes Religiosos (NSRL).
O número de pastores que conciliam o ministério com outra ocupação subiu de 28%, em 2001, para níveis mais elevados na pesquisa atual – com destaque para o crescimento entre evangélicos protestantes brancos. Já entre líderes protestantes negros, 35% atuam de forma bivocacional.
Por outro lado, o trabalho bivocacional permanece menos frequente entre o clero católico e o protestante tradicional, com apenas 14% e 11% desses líderes, respectivamente, exercendo uma segunda atividade profissional além do ministério religioso.
Entre líderes católicos e protestantes tradicionais que acumulam funções, é mais comum que assumam a liderança de várias congregações, em vez de buscar empregos fora do ambiente religioso.
Mais de uma igreja
Segundo o estudo, atualmente 19% do clero desses grupos atuam em mais de uma igreja, número que cresceu em relação aos 12% registrados em 2001.
A tendência de liderar múltiplas congregações foi mais comum entre protestantes tradicionais (24%), católicos (22%) e protestantes negros (21%). Por outro lado, apenas 9% dos pastores evangélicos adotam esse modelo de atuação pastoral.
Cerca de dois terços do clero em geral afirmaram ter iniciado sua trajetória ministerial após atuar em outras áreas profissionais.
Esse índice é ainda mais elevado entre pastores protestantes negros, chegando a 89%. Já entre evangélicos e protestantes tradicionais, os percentuais são semelhantes – 64% e 62%, respectivamente – indicando que muitos líderes religiosos tiveram carreiras anteriores fora do ministério.
As conclusões da Lifeway reforçam os dados da NSRL, indicando que muitos pastores não iniciam suas trajetórias diretamente no ministério.
De acordo com o estudo, 60% dos pastores protestantes seniores atuaram por até dez anos em áreas fora do contexto eclesiástico antes de ingressar no clero. Além disso, 70% começaram suas carreiras ministeriais em outras funções, sendo 44% como líderes de jovens ou estudantes e 42% como pastores assistentes ou associados.
Um percentual menor iniciou sua trajetória como ministros infantis (16%) ou em outras funções ministeriais (18%). Já 30% dos entrevistados afirmaram não ter nenhuma experiência pastoral prévia antes de assumir o cargo atual.
Nível de especialização
A pesquisa também apontou que apenas um em cada quatro líderes religiosos nos EUA era membro da igreja que atualmente pastoreia.
Esse percentual foi um pouco mais elevado entre protestantes negros (37%) e evangélicos (27%), mas permaneceu baixo entre católicos (3%) e protestantes tradicionais (5%).
Quanto à formação acadêmica, 81% dos pastores possuem, no mínimo, diploma de bacharel. Já 59% concluíram cursos de pós-graduação, sendo que quase 48% obtiveram mestrado em teologia ou título profissional equivalente.
Entre os protestantes tradicionais, o nível de especialização é ainda mais elevado: 85% têm pós-graduação, incluindo 84% com mestrado em divindade.
Entre os pastores protestantes negros, 39% têm mestrado, 13% possuem outra forma de pós-graduação, 16% contam com diploma de bacharelado e 32% não concluíram o ensino superior.
Os pastores evangélicos apresentam perfil acadêmico semelhante: 38% têm mestrado, 8% cursaram outra pós-graduação, 32% possuem bacharelado e 22% não possuem formação universitária.
Em contraste, dados do US Census Bureau indicam que apenas 38% da população norte-americana com mais de 25 anos possui, no mínimo, um diploma de bacharel, sendo que apenas 14% concluíram alguma pós-graduação.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições