Quem manda na família hoje? - Coluna Pr. Luiz Henrique e Jocilaine de Paula

Quem manda na família hoje? - Coluna Pr. Luiz Henrique e Jocilaine de Paula

Atualizado: Quinta-feira, 30 Outubro de 2008 as 12

Coluna Pr. Luiz Henrique e Jocilaine de Paula

Essa é a grande pergunta da chamada pós-modernidade: "Quem manda na família hoje?" O homem deixou de mandar faz muito tempo, assumindo a correria do dia a dia e não conseguindo quase estar presente em casa.

Alguns acreditam que o homem é o cabeça e a mulher o pescoço (Talmud), mas, em nossos dias, ela precisa trabalhar dentro e fora de casa, isso é uma cobrança natural da sociedade pós-moderna, além de ter que ajudar nas finanças.

Com a saída do pai e da mãe de casa para o trabalho, os filhos perderam os referenciais e os limites. Uma pesquisa feita pelo Datafolha (outubro 2007) demonstra que 68% dos filhos hoje crescem sem a presença dos pais.

Assim, nossas crianças estão crescendo com uma liberdade que elas mesmas não sabem o que fazer, encontramos aqui um dos problemas para tanta atrocidade na família. Hoje filhos matam os pais, não existe mais respeito à autoridade e cada um faz o que acha direito, cada ser humano determina sua própria moral.

Muitos filhos adolescentes têm mandado na família e crianças de três, quatro anos já controlam seus pais. Essa é a minha leitura: "Um duque foi visitar os EUA e no final da visita lhe perguntaram o que mais chamou-lhe a atenção, o duque respondeu que era a forma como os pais obedeciam aos filhos".

Outra tendência forte que está chegando é a liderança dos animais: famílias não viajam por causa do cachorro, outras não podem deixar o animal sozinho e há ainda as que sabem cuidar bem do seu bichinho, mas não o que fazer com seus filhos. E é fácil saber quando um cachorro manda na família, isso acontece quando os donos mandam e o animal não obedece, conclusão: não mandam nem no cachorro, vão mandar na família? Temos tudo para os animais, inclusive: caminhada, hotel, táxi, cemitério e fora o que vem por aí. Que animal tem mandado em sua família ?

A televisão é outro líder. Algumas famílias chegam a ter TV em quase todos os cômodos da casa, o que demonstra uma família sem comunicação. Isso sem falar na internet e em jogos como o play station e outros que têm matado os vínculos familiares. Já não almoçamos e nem jantamos juntos, cada um na sua, cada vez mais relacionamentos quebrados e uma carência absurda.

Quem manda na sua família?

Luiz Henrique de Paula é pastor, doutor em Aconselhamento e Cuidado da Família, pós-graduando em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo, psicanalista clínico e autor do livro: "Quem manda na família Hoje?". O pastor é casado com Jocilaine Amaral Machado de Paula, com quem tem três filhos: Letícia, Larissa e Luiz Daniel.

Blog do Ministério da Família

http://ministrodafamilia.blogspot.com/

veja também