Quem põe e quem tira

Quem põe e quem tira

Atualizado: Quinta-feira, 23 Maio de 2013 as 8:52

cruz“O Cordeiro tira o pecado do mundo”.
João 1
 
Há um sistema existencial e espiritual que dirige a consciência, a formulação do pensamento, a criação da cultura, as organizações social, política, econômica e familiar. O mundo, é um sistema e ele está sob uma ação desumanizadora e degradante, do ser humano e do que o cerca, definida como pecado.
 
João enfatiza o fato de que Jesus, representado na figura judaica do Cordeiro sacrificado, tira o pecado. Ele não o traz, não o causa, mas o extrai. Ele está do outro lado da questão, não é responsável por haver inserido o pecado. Nós o somos. É de dentro de nós que surge essa tendência desumanizadora e degradante.
 
Enquanto não aceitamos o fato de que é o que nos habita, aquilo que nos mata, e passamos a existência nos fazendo de vítimas e buscando o culpado fora de nós e de nosso grupo, nos distanciamos dAquele que não somente não é a causa de todo mal, mas também é o Único que pode, de fato, tirar o sistema de dentro de nós, levando-nos a ser agentes da reorganização do caos, que nós mesmos criamos.
 
Ele tira o pecado, retirando-o gradativamente de dentro de nós mesmos e nos tornando promotores de um novo sistema de humanização. Procure as causas, fora de você, e se perderá. Deixe Jesus o encontrar e Ele irá tirar de dentro de você o que causa o mal de sua história.
 
 
- Alexandre Robles
 

veja também