Quem são nossos heróis ministeriais? - Coluna bispo Luiz Henrique e Jocilaine de Paula

Quem são nossos heróis ministeriais? - Coluna bispo Luiz Henrique e Jocilaine de Paula

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

O pastor que prega prosperidade, o que traz revelação, o que prega com fogo, o que ministra louvor?

Temos aplaudido e escolhido diversos heróis em nossos dias que não possuem as características de herói segundo a visão de Jesus.

Hoje os bondosos são tidos como bobos: "Coitado é tão bom! Dá uma pena ele é cheio de amor, é tão servo!".

Conta-se a história de um homem que foi jogado do navio para salvar uma pessoa que caiu no mar. Naquele momento de salvação todos aplaudiram o herói que havia mergulhado para salvar aquela vítima. Então, fizeram uma festa em comemoração à coragem daquele homem. No dia da festa do herói deram a oportunidade para que o herói falasse algo. Para a surpresa de todos o herói fez a seguinte pergunta: "Quero saber quem foi que me empurrou no mar?"

As pessoas estão aplaudindo líderes sem caráter, heróis falsos, totalmente diferente do padrão de Jesus.

Quero lhe apresentar os heróis de Jesus:

1)  Primeiro herói é o CORDEIRO

O que o lobo mais gosta é do cordeiro, parece um absurdo o que Jesus está dizendo, como pode mandar cordeiro para o meio de lobos! Jesus deveria mandar um leão, uma cobra, um elefante, um lutador treinado. Não, Jesus envia um cordeiro para enfrentar o lobo.

Hoje, o que temos é poder contra poder, fogo contra fogo, marketing contra marketing.

Nossa oração deve ser: Deus, coloque dentro de nós a CORAGEM, A SIMPLICIDADE, A TERNURA,  A ENTREGA e o mesmo SENTIMENTO DO CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo.

Para ser um cordeiro de Jesus você deve ter as seguintes qualidades:

a)  Entre onde a porta estiver aberta, coma, leve paz, cura, libertação, inclua-se e inclua outros na vida de vocês. Isso deixa o lobo perdido;

b)  Quanto ao dinheiro, não leve a bolsa, seja discreto;

c)  Só falem de juízo quando não aceitarem vocês.

2)  O Segundo Herói é o PEQUENINO

Pequeninos contra "sábios" e "entendidos". A primeira figura demonstra quem sou NELE e isso vence o lobo, essa é a vitória que vence o mundo: nossa fé. A segunda figura tem a ver com o saber do mundo, a inteligência, intelectualidade.

Jesus diz que seu herói tem algo maior que a inteligência do mundo, ele tem a inteligência dos pequeninos, isso significa ter o saber na alma, revelado por Deus.

Nossa oração hoje deve ser: Restaura minha audição da alma, liberta-me dessa surdez espiritual, dos ruídos que atrapalham ouvir tua voz, quero ter o coração aberto para tua revelação.

3)  Terceiro Herói é O BOM SAMARITANO

O samaritano era alguém rejeitado pelos judeus, eram procedentes de uma mistura entre hebreus e assírios e sua região ficava no meio entre Galiléia e Judéia. Eram amaldiçoados pelos judeus. Todos os dias os rabinos mandavam levantar as mãos e amaldiçoar aos samaritanos.

Jesus quebra os religiosos dizendo que o herói é aquele que eles acham herege.

O herói de Jesus consegue ver gente onde ninguém quer ver, consegue ajudar pessoas quando ninguém quer chegar perto, o que, aliás, dá trabalho.

4)  Quarto Herói é "MARIA"                         

Maria  versus Marta.

Marta é aquela ativista, tem que focar em situações secundárias. Preocupada demais para ser abençoada, não tem tempo para ouvir e ver.

Maria percebe o visitante e escolhe a melhor parte, e isso não lhe será tirado.

Hoje estamos tão ocupados com a obra que não conseguimos ouvir o Deus da obra, até nos sonhos estamos resolvendo problemas. Muitos pagam para ouvir pessoas, mas faz muito tempo que não ouvem Jesus. Eu posso não ouvir as pessoas que você ouve, mas estou certo de que Jesus eu não posso deixar de ouvir.

O que existe hoje são homens de Deus que queremos fazer "médiuns". Vamos ouvir Jesus e obedecer, Maria ouviu e isso não lhe foi tirado.

Quem são os teus Heróis?

Conclusão

- Cuidado para não aplaudir lobos;

- Não despreze os pequeninos, olhando para os sábios e entendidos;

- Veja pessoas e ajude-as quando ninguém quer fazer isso;

- Cuidado para que os teus afazeres não te roubem de Deus.

Luiz Henrique de Paula é pastor, doutor em aconselhamento e cuidado de família . Presidente do "Conselho Metropolitano de Pastores e Ministros da Baixada Santista", psicanalista clínico e professor universitário, terapeuta de família e comunitário. Luiz Henrique é também conferencista na área da família e colunista da revista "Lar Cristão". Autor dos livros: "Quem manda na família Hoje". "Manual de Discipulado" e "Manual para a Família". Casado com Jocilaine Amaral Machado de Paula, com quem três filhos: Letícia, Larissa e Luiz Daniel.

Blog do Ministério da Família

http://ministrodafamilia.blogspot.com/

Contato para palestras e consultas em psicanálise e terapia de família tel.:  (13) 3011-3574 ou (13) 9764-4919 End.: Rua Amador Bueno 206 - sala 12 - Centro - Santos/SP

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições