Quero entregar a Deus cada cm3 de ar, diz Paganelli

Quero entregar a Deus cada cm3 de ar, diz Paganelli

Atualizado: Segunda-feira, 12 Abril de 2010 as 12

O fim do sábado, dia 10, e início do domingo, dia 11, no CIT - 2010 - congresso teológico realizado no navio MSC Orchestra, de 9 a 13 de abril, em cruzeiro que passa pelo litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, foi marcado pela música instumental de André Paganelli.

O músico apresentou-se no teatro "Convent Garden Theatre", enquanto o navio fazia o percurso da cidade do Rio de Janeiro (RJ) a Búzios (RJ), o que exigiu do músico equilíbrio para manter-se em pé com o balanço da embarcação. O saxofonista foi acompanhado no teclado por Levi Williams, produtor do trabalho Tributo a Israel.

Após a exibição do tema musical inicial, Paganelli falou ao público que o louvor instrumental tem características diferentes das canções. "Eu gostaria de estar falando enquanto estou tocando", disse o músico, que é também pastor, e expôs seu desejo de ministrar a Palavra por meio de seu instrumento. Na sequência, Paganelli tocou o louvor "Deus de Aliança", abusando da escala de notas musicais e do fôlego.

Citando o Salmo 150:6 - "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor, o saxofonista incentivou os presentes a realizarem um exercício de respiração, inspirando o ar pelo nariz, e o soltando com a boca pelo maior tempo possível. Enquanto isso,

Paganelli realizava a atividade ao microfone por um longo período. "Cada cm3 de ar que tem dentro do meu pulmão eu gosto de entregar a Deus", disse o músico.

No telão do palco, logo atrás de Paganelli, eram exibidas imagens de seu show no Via Funchal, em 2009, em São Paulo (SP) - um DVD playblack, com exceção de seu sax. Assim, a dupla Eduardo e Silvana cantou por meio do vídeo, enquanto Paganelli "ao vivo" tocou a canção "Agnos Dei".

Compartilhando o que chamou de "milagre que Deus fez", o músico testemunhou a libertação do envolvimento com as drogas, especialmente a cocaína, que o levou à dependência química: "O Senhor Deus me aceitou assim como o filho pródigo".

No telão, a imagem e a voz de Paulo César Baruk no louvor "Filho Pródigo", durante o show de 2009 em São Paulo. Enquanto isso, Paganelli tocava a mesma canção a bordo do MSC Orchestra, em alto-mar.

Após uma oração de Paganelli, a canção israelita "Hava Nagila" encerrou o show.

CIT 2010 O CIT 2010 acontece de 9 a 13 de abril, a bordo do navio MSC Orchestra, partindo do porto de Santos (SP), passando pela capital carioca e fazendo mais duas paradas no estado do Rio de Janeiro: Búzios e Ilha Grande.

O evento, organizado pela agência de viagens Lexus Turismo, reúne músicos e palestrantes reconhecidos internacionalmente para louvor e discussão de temas bíblicos.

Por Adriana Amorim

Fotos: Marcos Corrêa

veja também