A reciprocidade negativa nos empobrece

A reciprocidade negativa nos empobrece

Atualizado: Sexta-feira, 28 Junho de 2013 as 12:51

bravoNo dia-a-dia nos deparamos com pessoas mal-educadas que dá uma vontade de responder na mesma altura, porém esse não é melhor caminho. Não é botando para fora palavras presas na garganta que trará alguma mudança.
 
O importante é manter a calma, a tranqüilidade e o bom senso. As vezes o silêncio, um sorriso ou um gesto podem mudar o quadro.
 
Nos relacionamentos conjugais nada melhor do que não revidar. Entrar em algumas discussões sem sabedoria pode gerar brigas e mais brigas e no fim uma separação.
 
Não seja precipitado (a) e seja cauteloso com a coragem. Caio Fabio escreveu que:”De fato, a coragem não é enfrentar algo fora de nós, mas sim enfrentar em nós aquilo que  só pode ser enfrentado como uma decisão de não fazer, quando se PODE fazer, mas não de DEVE”.
 
A reciprocidade negativa é algo que nos empobrece. Não se deixe levar pelo pensamento de que revidar um maltrato no mesmo tom vai te trazer benefícios.
 
Critica ácidas, atitudes negativas e o pagar com a mesma moeda produzirá uma boa de neve de desconforto e rompimentos.
 
“Este é outro ditado antigo que merece nossa atenção: ‘Olho por olho, dente por dente.’Pergunto se isso nos leva a algum lugar. Aqui está o que proponho: não revide, de jeito nenhum. Se alguém bater no seu rosto, ofereça-lhe o outro lado”- Mateus 5:38-39 (Bíblia “A Mensagem”)
 
Paz e alegria!
 
 
- Luciano Manga
 

veja também