Rede de Pastoras prepara consulta sobre direitos sexuais e reprodutivo

Rede de Pastoras prepara consulta sobre direitos sexuais e reprodutivo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A Pastoral de Justiça e Gênero do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai) reuniu teólogas e pastoras da América Centra e do Caribe na Cidade do Panamá, dias 28 a 30 de novembro, com o propósito de fortalecer o grupo e sua rede, e de compartilhar desafios para a Consulta Continental sobre Igrejas e os Direitos Sexuais e Reprodutivos, agenda para 2012.

  O Clai entende que esse é um tema que tanto as igrejas como a sociedade devem encará-lo à luz das Sagradas Escrituras e de acordo com a consciência das pessoas.

"Acreditamos em um Deus que não somente cria a vida, mas que também a quer em plenitude. Por isso, ao tema da reprodução da vida adiciona-se um tema de igual importância: a qualidade da vida. Qualidade da vida em perspectiva integral, da criança, da mãe, do pai, da família, da sociedade e do meio ambiente", diz texto elaborado pelo organismo ecumênico regional.

O Clai é signatário, desde 2008, da Carta de Entendimento entre o Fundo de População de Nações Unidas (UNFPA/ Regional). O organismo de igrejas tem convênio firmado com o Fundo, o qual motiva o trabalho conjunto em 11 países, em temas como saúde sexual e reprodutiva, equidade de gênero, direitos reprodutivos, redução e eliminação da violência contra a mulher, combate ao HIV-Aids, entre outros.

A Consulta Continental de 2012 pretende apresentar, aprovar, lançar e introduzir em todos os âmbitos da educação e da formação de liderança das igrejas vinculadas ao Clai uma proposta concreta de ação sobre os direitos sexuais e reprodutivos desde uma perspectiva de respeito.

Essa atitude de respeito deve assegurar que toda gravidez seja desejada, todos os partos sejam seguros, todos jovens estejam livres de doenças sexualmente transmissíveis e de modo especial do HIV/Aids, e que todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições