Refeições Diárias com os Profetas Menores

Refeições Diárias com os Profetas Menores

Atualizado: Sexta-feira, 28 Janeiro de 2011 as 11:02

“Você é nosso convidado para tomar uma refeição conosco todos os dias. Sente-se à nossa mesa. Queremos que você nos conheça.” Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Comecei a escrever as Refeições Diárias com os Profetas Menores três meses depois de ter iniciado a leitura dos Profetas Menores.

É provável que a porção menos lida da Bíblia seja esses doze livros. Existe mesmo um certo preconceito contra eles. Em geral damos preferência a textos mais leves, como os Salmos. No entanto, temos de admitir que as Escrituras fornecem tanto o “leite espiritual puro” (1 Pe 2.2), fácil de beber, como o “alimento sólido” (Hb 5.14), difícil de se mastigar.

Somos insistentemente convidados e encorajados a crescer na fé e a avançar do leite ao alimento sólido, dos “ensinos elementares a respeito de Cristo” para a “maturidade”, das mensagens leves para as “coisas difíceis de explicar” (Hb 5.11) e também “difíceis de entender” (2 Pe 3.16).

Quebrado o preconceito inicial, não será difícil ler os Profetas Menores com intenso prazer e aprender lições maravilhosas. É verdade que profeta só é profeta quando, em nome de Deus, põe a mão na ferida e conclama o povo a mudar seu caráter e a se voltar para o Senhor; no entanto, os profetas sabem fazer isso de modo convincente, criativo e terapêutico. O profeta esbraveja contra o pecado, é verdade, mas não fica só nisso; em seguida ou ao mesmo tempo, ele aponta para a misericórdia de Deus e para o perdão que Ele oferece.

Elben César

FICHA TÉCNICA

Páginas 334 ISBN 85-86539-77-5 Formato 15x15 Assunto Espiritualidade, Estudo Bíblico Ano 2004 Código 40.85 Preço 37,50

veja também