Religiões se unem para fortalecer a Campanha do Desarmamento

Religiões se unem para fortalecer a Campanha do Desarmamento

Atualizado: Quinta-feira, 20 Outubro de 2011 as 2:54

As tradições religiosas católica, evangélica, budista, judaica, candomblé e hare krishna estão atuando para sensibilizar a população paulistana sobre os perigos das armas de fogo, e mobilizá-la para a entrega voluntária de armas e munições. Entre os dias 22 e 30 de outubro de 2011, em comemoração à Semana Mundial do Desarmamento, haverá mais de 15 postos provisórios para a entrega voluntária de armas e munições, localizados em Igrejas Católicas de todas as regiões da cidade – além dos 137 postos fixos sediados pela Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal. 

Nos últimos dois meses, o Brasil vem acompanhando casos de acidentes com vítimas de armas de fogo, a maioria delas pessoas muito jovens que tiveram acesso a armas dentro do ambiente familiar. Esses casos são comuns e retratam parte do problema que vem sendo discutido por autoridades, governos, mídia e sociedade civil desde a criação do Estatuto do Desarmamento, que comprovou que quanto menos armas em circulação no país, mais vidas são salvas.

Estudo da ONU lançado no início de outubro destaca a cidade de São Paulo como exemplo de sucesso por ter conseguido prevenir homicídios na última década, e ressalta a importância de ações de controle de armas e campanhas de desarmamento.

A Campanha Religiões Unidas pelo Desarmamento é uma ação do Plano de Controle de Armas da cidade de São Paulo, coordenado pelo Instituto Sou da Paz, que considera fundamental o engajamento de pessoas e instituições religiosas devido aos seus princípios que valorizam a vida e ao seu potencial de mobilização social.

Relação das Paróquias, endereços, datas e horário de funcionamento encontram-se neste link:

http://desarmasp.files.wordpress.com/2011/10/postos9.pdf A entrega de armas seguirá o mesmo procedimento da campanha nacional: www.entreguesuaarma.gov.br Outros detalhes sobre a campanha: http://desarmasp.wordpress.com/acontece/religioes-unidas-pelo-desarmamento/

veja também