Representante da revolução pacífica na Alemanha, Pr. Christian Führer falece aos 71 anos

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 1 de julho de 2014 14:09
Representante da revolução pacífica na Alemanha, Pr. Christian Führer morre aos 71 anos
Representante da revolução pacífica na Alemanha, Pr. Christian Führer morre aos 71 anos

Representante da revolução pacífica na Alemanha, Pr. Christian Führer morre aos 71 anosFaleceu na última segunda-feira, 30/06, aos 71 anos, o pastor Christian Führer - um dos mais importantes ativistas da revolução pacífica de 1989, na ex-Alemanha Oriental. Ele estava internado no hospital universitário da cidade de Leipzig, devido a uma doença grave, segundo um porta-voz da cidade.

Ex-pastor da Igreja de São Nicolau, Führer deu início nos primeiros anos da década de 1980 às "orações pela paz", que resultariam na revolução pacífica e no fim da antiga República Democrática Alemã (RDA).

Após quase 25 anos do fato histórico, Christian Führer foi um dos homenageados pelo Deutscher Nationalpreis (Prêmio Nacional Alemão) na última semana. A premiação homenageia cidadãos que, de alguma forma mostraram "coragem revolucionária e renúncia à violência levaram à queda do regime RDA".

Devido à sua internação, o pastor não conseguiu ir à entrega do prêmio, em Berlim, mas sua filha, Katharina Köhler o representou recebendo a premiação.

"Sua coragem foi e é exemplar. A cidade tem muito que lhe agradecer", declarou o prefeito de Leipzig, Burkhar Jung.

Com informações da DW Notícias

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições