Ressureição x Reencarnação

Ressureição x Reencarnação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

 

No dia três de outubro de 1804 nasceu, em Lyon, na França, o pai do espiritismo, Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec. Autor do Evangelho segundo o espiritismo.

O espiritismo tornou-se uma doutrina conhecida a partir de l848, nos EUA, através das irmãs Maggie e Margareth Fox, que se tornaram médiuns.

A religião veio para o Brasil em l853, que, atualmente, é o país com maior número de adeptos, em várias divisões: Kardecista Racionalismo Cristão, Círculo Esotérico Comunhão do Pensamento, Ordem Rosa Cruz, Legião da Boa Vontade, Sociedades Teosóficas e Seitas Orientais Japonesas.

O espiritismo é amplamente difundido nos dias de hoje, sobretudo, através dos programas televisivos e do cinema. Várias novelas e filmes, como o de Chico Xavier, têm sido responsáveis pela propagação dessa seita, que centraliza a sua doutrina na reencarnação, da alma humana, separada do corpo pela morte.

A reencarnação é um dos pontos fundamentais do espiritismo codificado por Allan Kardec do hinduísmo, Janismo e da filosofia platônica (Fédon).

A reencarnação traz consigo duas leis:

Primeira: a lei do progresso – pela lei do progresso, é afirmado que a causa da reencarnação é que o espírito avança em estado de perfeição, sem regresso, a essa evolução, dá-se o nome de “espírito de luz”.

Segunda: a lei da causa-e-efeito ou lei do karma – acredita-se que se dá a purificação quando as obras más forem substituídas pelas boas.

Refutamos essas duas leis:

O homem não está evoluindo moralmente, o seu estado está cada vez mais de acordo com que dizem as Escrituras Sagradas: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” (II Tm 3: 1-5).

O espiritismo, baseado na lei do Karma crê que tudo o que se faz de errado, deve ser punido, e tudo se conquista por méritos próprios, anulando a graça, o sacrifício feito pelo Senhor Jesus na Cruz do Calvário.

A palavra reencarnação significa literalmente: “vir novamente na carne”, e divide-se em três vocábulos:

 

-Reencarnação: a alma pode passar para outro corpo humano após a morte.

-Transmigração: a alma pode passar para outra vida seja humana, demoníaca, animal, vegetal etc.

-Metempsicose: a alma migra de um corpo físico para outro, animando esse corpo a ter uma nova vida terrena.

Nós somos guardiães dos tesouros da fé. Não acreditamos em reencarnação, nem em transmigração e também não em metempsicose. Cremos no que diz a Bíblia, na ressurreição da carne, como Cristo ressuscitou dos mortos e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre com o Cristo ressuscitado, conforme ensina o Apóstolo Paulo na sua 1ª carta aos Coríntios: “Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã a nossa fé” (I Co 15:12-14).

A Bíblia traz vários exemplos de ressurreição: Lázaro amigo de Jesus (Jo11), o próprio Jesus em todos os Evangelhos, a filha de Jairo (Mt. 9:23-25), Dorcas (Atos 9) entre outros.

Muitos textos da Bíblia ensinam sobre ressurreição e não sobre reencarnação, como em Jó 19:25-27, Sl 17:15, Sl 88:10, II Co 5:8,  Lc 16:19-31, Hb 9:27 etc.

Por tudo isso, mantemo-nos convictos em nossa regra de fé: a Bíblia é a Palavra de Deus e não palavras de homens. Cremos na veracidade da ressurreição e não em reencarnação, cremos que não há comunicação entre vivos e mortos, por isso, oramos pelos vivos e não por aqueles que passaram pela morte física.

 

Pr. Osmar Ferreira Bento

http://www.batistadopovo.org.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições