Reverendo diz que Haiti fez pacto com o diabo; embaixador desmente

Reverendo diz que Haiti fez pacto com o diabo; embaixador desmente

Atualizado: Sexta-feira, 15 Janeiro de 2010 as 12

O evangélico americano Pat Robertson, que anima um programa de TV, lançou uma polêmica nos Estados Unidos ao explicar que o terremoto que arrasou Porto Príncipe seria a consequência de um "pacto com o Diabo" selado pelos haitianos há dois séculos para se livrar dos franceses.

"Eles se reuniram e selaram um pacto com o Diabo. Disseram a ele: 'serviremos a você se nos livrar dos franceses'. A história é verdadeira. E o Diabo respondeu: 'está certo'", relatou Pat Robertson, 80 anos, que foi candidato às primárias republicanas para a eleição presidencial de 1988. "Desde então, eles são vítimas de uma série de maldições", afirmou o evangélico, comparando a situação no Haiti com a do país vizinho, a República Dominicana, relativamente próspera.

A controvérsia obrigou a Casa Branca a intervir, qualificando as declarações de "profundamente estúpidas".

Questionado sobre estas declarações, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, declarou-se "surpreso" de que "nestas horas de inimaginável sofrimento humano, alguém tenha a coragem de proferir coisas tão profundamente estúpidas".

Após as declarações do televangelista, o embaixador do Haiti nos EUA, Raymond Joseph, insurgiu-se num programa de televisão contra as afirmações de "pacto com o demônio" feitas por Robertson. O embaixador, no entanto, defendeu que a luta dos escravos haitianos para afastar os franceses no final do século 18 foi essencial para que a França aceitasse vender o território da Louisiana aos EUA, permitindo a expansão do país em direção ao Oceano Pacífico.

Mais tarde, num comunicado colocado no seu site oficial, o reverendo garantiu que nunca pretendeu dizer que o terremoto foi provocado pela ira divina e sublinhou que pediu aos seus seguidores para orarem por quem está sofrendo.

Sob dominação espanhola até 1697, e depois francesa, o Haiti se tornou em 1804 a primeira república negra independente depois da derrota do corpo expedicionário de Napoleão Bonaparte, que queria restabelecer no país a escravidão abolida pela Revolução Francesa.

Pat Robertson, derrotado por George Bush nas primárias republicanas para a eleição presidencial de 1988, já fez várias declarações polêmicas. Em 2006, ele explicou que o AVC sofrido por Ariel Sharon foi uma punição divina infligida ao ex-primeiro-ministro israelense por sua retirada da Faixa de Gaza.

Declaração de Pat Robertson sobre pacto demoníaco feito pelo Haiti:

Font: AFP / Correio da Manhã / Guia-me

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também