Reverendo presbiteriano lança livro sobre o primeiro pastor de MG

Reverendo presbiteriano lança livro sobre o primeiro pastor de MG

Atualizado: Sexta-feira, 16 Julho de 2010 as 3:55

O lançamento da obra biográfica "O Apostolo de Caldas" ocorreu no dia 11 de julho de 2010, na Igreja Presbiteriana de Curitiba, no culto das 11h, pouco antes da abertura da 37ª Reunião Ordinária do SC/IPB. O livro trata da vida e ministério do Rev. Miguel Gonçalves Torres, (1849-1892) um dos primeiros pastores Presbiterianos do Brasil e o primeiro pastor a residir no estado de Minas Gerais.

Miguel Torres Foi um dos quatro alunos do seminário fundado pelo Rev. Simonton (missionário americano fundador da Igreja Presbiteriana no Brasil) no Rio de Janeiro. Ele residiu durante 20 anos na cidade de Caldas, perto da atual Poços de Caldas, no Sul de Minas.  Apesar de bastante enfermo, tendo contraído Tuberculose quando ainda estudante no Rio de Janeiro,  esse pioneiro realizou um frutífero e abnegado ministério, tendo plantado muitas igrejas em toda a região. Em Caldas, ele também estabeleceu uma pequena escola primaria que teve entre seus alunos o futuro cientista Vital Brasil.

Outra contribuição do rev. Torres foram diversas obras que se tornaram muito populares entre os evangélicos da época, entre as quais "À Barra do Evangelho", "Vida de Jesus" e  "A religião evangélica perante o publico".

Ao falecer em 1892, Miguel Torres era moderador do Sínodo Presbiteriano, na época, o Concilio mais importante da IPB.

Teve a participação do Rev. Ronaldo Sathler, que idealizou essa reedição, do rev. Alderi S. Matos e de dona Alzira Helena Valim Fereira, viúva do rev. Julio Andrade Fereira.

O idealizador da reedição, rev. Ronaldo disse: "Resolvi a reedição pela minha identificação com o rev. Torres, ele também era doente e eu estou paralítico ha 23 anos como resultado de um acidente de carroque danou meu menisco. Sou amigo da família pois pastoreio a igreja de Caldas e creio que a nova geração precisa conhecer este livro que é um ‘Clássico das missões em território nacional’. Este livro é uma fonte de inspiração e motivação ao ver que Deus usa o ‘fraco, um vaso de barro nas suas mãos’ e faz grandes coisas".

Parte da venda do livro está destinado para o investimento em projetos missionários, o primeiro projeto é investir no envio de missionários para Índia relatou o rev. Ronaldo.

No dia primeiro de agosto o livro será lançado na Igreja Presbiteriana de Franca a mesma cidade em que foi publicada e lançada a primeira edição.

"O Apostolo de Caldas é uma obra muito instrutiva e inspiradora para os presbiterianos atuais por causa do exemplo de profunda consagração a Deus e de uma vida extremamente frutífera no trabalho cristão representada pelo Rev. Miguel Torres enfatiza o rev. Alderi Souza de Matos.

O Autor, Rev. Julio Andrade Ferreira foi nomeado Historiador da IPB em 1942 e este foi o seu primeiro livro, publicado em 1948 e agora lançado em segunda edição revisado e apresentado pelo atual historiador da IPB, Rev. Alderi Souza de Matos.

O livro está sendo vendido pelo rev. Ronaldo Gomes Sathler pelo e-mail [email protected]  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou pelo telefone (16) 3403-9920.  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também