Ricardo Gondim apresenta nova obra,

Ricardo Gondim apresenta nova obra,

Atualizado: Terça-feira, 25 Novembro de 2008 as 12

Por Claudia Moraes

Amigos e admiradores do trabalho do pastor Ricardo Gondim se reuniram na noite de ontem, 24 de novembro, para o lançamento de "Sem perder a alma", pela Editora MK. O encontro aconteceu na Saraiva Mega Store do Shopping Morumbi, em São Paulo.

O livro reúne 45 crônicas, onde Gondim expressa sua visão e sentimento sobre fatos habituais. "Eu escrevo um pouco sobre tudo, principalmente sobre questões existenciais, que tocam de perto a nossa alma [...] as angústias, o drama de viver em um mundo conturbado como nós vivemos hoje. É um livro que procura fazer uma crônica mais existencial do que a análise do cotidiano e da vida", contou o escritor ao Portal Guia-me .

Dentre os 45 relatos, o autor destaca dois: "Eu escolho pólos diferentes, um da felicidade, que eu escrevo 'Sou Feliz,' e outro 'Decepções'. São opostos um ao outro, mas que refletem e indicam dois movimentos da minha alma. Um em que chego a um tempo da minha vida que juntei decepções e procuro mostrar as pessoas que reconhecê-las não é um pessimismo mórbido, mas é uma maneira de encarar a vida. E de dizer que sou feliz, porque também tenho motivos para celebrar a vida e festejá-la".

Já a crônica que dá título à obra, "Sem perder a alma", traz uma breve descrição das observações do pastor em 30 anos no evangelho e os cuidados para guardar os seus sentimentos. Como está escrito no evangelho de Mateus 16-26: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?" .

A enfermeira Ana Maria foi a primeira a pegar uma dedicatória no livro. "Acompanho o trabalho dele e sou admiradora de suas mensagens", afirmou.

O cantor PG estava presente e se mostrou "fã" de Gondim. "Eu o acompanho há mais de sete anos. Ele expressa uma vida que nós cristãos precisamos viver, uma realidade que, às vezes, foge do nosso relacionamento com Deus. A gente se torna 'anjo' demais em alguns momentos e não somos, nós somos seres humanos, e acho linda a forma como ele trata isso. Me identifico com o trabalho tanto escrito quanto ministrado, tenho centenas de pregações dele no meu iPod e gosto muito".

O norte-americano Joe Mott, coordenador de Mídia da Associação Evangelística Billy Graham, e sua esposa Melissa, que ficarão no Brasil até a conclusão do Projeto Minha Esperança [provavelmente em março de 2009], foram ao lançamento a convite de um amigo. "Não conhecia o trabalho de Ricardo Gondim, mas estou motivado há ler e me aprofundar", confessou Mott, com o livro em mãos.

O vereador de São Paulo, Carlos Alberto Bezerra Júnior, também marcou presença. "Somos amigos há muitos anos, acompanho o trabalho pastoral e também como escritor. Hoje é mais uma conquista e eu tinha que estar aqui, eu estava até dizendo a ele: 'há momentos na vida dos amigos que a gente não pode deixar de celebrar junto'. O Ricardo é uma das vozes mais lúcidas da igreja evangélica brasileira. Eu diria que o que mais me aproxima dele é que ele tem uma junção na medida ideal de lucidez e generosidade", disse Bezerra ao Portal Guia-me .

veja também