Rick Warren faz alerta sobre saúde mental: “É o maior campo de batalha”

O pastor compartilha três maneiras pelas quais os cristãos podem melhorar sua saúde mental.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 às 11:27
Rick Warren, pastor da Saddleback Church em Lake Forest, Califórnia, durante Conferência de Pastores. (Foto: Sonny Hong /The Christian Post)
Rick Warren, pastor da Saddleback Church em Lake Forest, Califórnia, durante Conferência de Pastores. (Foto: Sonny Hong /The Christian Post)

A saúde mental começa a ser um tema abordado no meio cristão, incluindo dentro das igrejas. O que antes era tabu e até mesmo preconceito, tem sido trazido à luz para discussão com a comunidade evangélica. Líderes de renome têm sido os principais responsáveis por esta mudança, que deve ser vista como algo positivo. Afinal, ninguém está isento de enfermidades, assim precisa dar atenção à saúde física quanto mental.

Com essa visão, Rick Warren, pastor da Igreja de Saddleback nos EUA, traz ensinamentos sobre os cuidados a serem dispensados pelos cristãos sobre sua saúde mental. O pastor viveu em sua própria família uma questão complexa de doença mental: seu filho se suicidou devido a depressão profunda.

Para quebrar a religiosidade, que é um dos impedimentos para que os cristãos prestem atenção na saúde mental, o pastor é claro ao dizer que Deus quer que Seus filhos sejam saudáveis em todas as áreas de suas vidas - emocional, espiritual e fisicamente.

Rick Warren lista três maneiras pelas quais as pessoas podem salvaguardar sua saúde mental.

Em um devocional publicado no início deste mês, ele disse que, para ser mentalmente saudável, deve-se concentrar suas atenções nas coisas certas, acrescentando: “Sua mente é seu maior patrimônio e o maior campo de batalha”.

De acordo com Warren, o primeiro foco que o cristão deve ter para aumentar sua saúde mental é Jesus.

“Você já ouviu o ditado: você se torna o que mais pensa”, disse ele. “Se você quer se tornar mais como Jesus, você tem que preencher seus pensamentos com ele”.

Em segundo lugar, ele aconselhou os cristãos a pensar sobre os outros, apontando para Filipenses 2:4: “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (NVI).

O pastor chama a atenção para quanto isso é contra a cultura que vivemos hoje, quando cada um pensa em si. “Nosso mundo ensina você a pensar em si mesmo e em mais ninguém. Mas Jesus era contracultural, e quando você pensa sobre Ele, você naturalmente pensa nos outros”, disse.

Finalmente, Warren recomendou pensar sobre a eternidade, citando 1 Coríntios 2:9: “Olho Nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (NVI).

Verdades

Autor do livro Uma vida com propósitos, Warren disse que “quando você começa a se concentrar em verdades como essas, todos os seus problemas parecem inferiores em comparação com a glória, a alegria e o prazer das coisas que nos esperam na eternidade”.

“Peça a Deus para ajudá-lo a fazer a escolha todos os dias para se alimentar da Palavra de Deus, libertar sua mente de pensamentos destrutivos e enchê-la com Jesus, com os outros e com a eternidade. Então você terá vencido a batalha”, aconselhou.

Experiências da dor

Recentemente, Rick Warren encorajou os cristãos a verem doenças mentais como qualquer doença médica: “Se um pássaro tem uma asa quebrada, você pode apenas acreditar que pode voar, mas não vai voar”, disse ele, que em 2013 passou pela experiência dolorosa do suicídio do filho Matthew por causa da depressão.

Ele explica que se os neurônios não estão funcionando direito é preciso buscar ajuda, assim como para qualquer parte do corpo e do organismo.

“Se meu coração não está funcionando, e eu tomo uma pílula, ninguém pensa em nada. Mas se meu cérebro não funciona direito e eu tomo uma pílula, eu deveria ter vergonha disso? O que há de errado com isso?”, perguntou.

Rick Warren e a esposa Kay abordam a importância da saúde mental e organizam regularmente conferências sobre o assunto, pedindo mais engajamento cristão a respeito do tema.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições