Rick Warren ora na posse do novo presidente americano

Rick Warren ora na posse do novo presidente americano

Atualizado: Quarta-feira, 21 Janeiro de 2009 as 12

Nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, em frente ao Capitólio, em Washington (EUA), o pastor Rick Warren participou da cerimônia que empossou Barack Obama à presidência. Líder da Sadleback Church, na Califórnia (EUA), e autor do best seller "Vida com propósitos", fez a oração que precedeu o juramento e a posse de Obama.

Diante de um público de aproximadamente dois milhões de pessoas, o maior para uma posse presidencial nos Estados Unidos, Warren orou pelo novo presidente. O pastor agradeceu a Deus por viver em um país de grandes oportunidades e referiu-se à eleição do primeiro presidente negro no país. Ele pediu a Deus que desse a Obama sabedoria para a liderança, coragem, humildade e compaixão para governar com generosidade. "Que possamos lembrar que somos americanos, independente de raça, religião ou sangue [...] Que nesses dias difíceis tenhamos uma nova claridade".

Warren orou pela família de Barack Obama, pelo vice-presidente Joseph Biden e por todos os líderes no novo governo americano. Sua oração foi finalizada com um "Pai Nosso".

Na seqüência, a cantora Aretha Franklin cantou "My Country tis of thee", canção patriótica também conhecida como "América". Escrita por Samuel Francis Smith, a música é similar à britânica "God Save the King" (Deus salve o rei) e foi eternizada pelo pastor Martin Luther King Jr. durante seu discurso "I Have a Dream".

Outro líder religioso presente na posse de Obama, foi o Reverendo Joseph Lowery, que atuou com Luther King na busca pela igualdade dos direitos civis nos Estados Unidos.               

veja também